Política esquenta em SFI e boatos sobre mudanças no tabuleiro ganham força

Política esquenta em SFI e boatos sobre mudanças no tabuleiro ganham força
  • Publishedjulho 25, 2024

Se o período de convenções é o de definições eleitorais em todo o país, em São Francisco de Itabapoana a situação é diferente. Pode até ter outro igual, mas nenhum tabuleiro eleitoral na região está tão quente — e cercado de mistérios — como o da cidade. A única certeza que se tinha até então era de que a chapa governista estava definida, com a vereadora Yara Cinthia (SD) na cabeça, tendo o vereador Renato Roxinho (Republicanos) como vice. Nos últimos dias, no entanto, as conversas são outras entre aliados da prefeita Francimara Barbosa Lemos (SD). Tanto é que a convenção do Solidariedade, inicialmente prevista para esta quinta-feira (25), foi adiada, ainda sem nova data. A quinta (hoje), no entanto, deve ser decisiva para o futuro do grupo, pois está prevista uma reunião definitiva sobre a eleição entre a prefeita e Yara. (Atualização às 8h50 de sexta-feira, 26: a reunião prevista para quinta não aconteceu)

Nos últimos dias, lives no Instagram, áudios de WhatsApp, montagens de vídeos e publicações nas redes sociais movimentaram a política na margem esquerda da foz do Paraíba. Nome apontado nos bastidores desde o ano passado como o de possível preferência da prefeita, o do ex-secretário de Administração Erbson Gomes, o Bibinho (PDT), voltou a ganhar notoriedade. De fato, hoje ele é pré-candidato a vereador. Mas especulações com o seu nome são alimentadas tanto por aliados dele e da prefeita, como por pessoas da oposição — que querem mesmo é ver o circo pegar fogo no lado governista.

Até o momento desta publicação, Francimara parece não descartar nenhuma possibilidade. Questionada pelo blog sobre o cenário eleitoral e burburinhos de mudanças na chapa com o seu apoio, ela comentou sobre os ânimos exaltados na cidade nesse período ainda pré-eleitoral, dizendo que qualquer postagem nas redes sociais é motivo para especulações. E — sem descartar, nem confirmar — completou sobre possíveis mudanças na chapa: “Pode acontecer, estou ouvindo muito a população”. A conferir.

Incertezas também na oposição

A oposição tem ainda como pré-candidatos a prefeito Pedrinho Cherene (União), Aroldo Leandro (PL) e Rodolfo Elias (Novo). Nenhuma possibilidade de composição, contudo, está descartada, mesmo com o prazo para as convenções já em andamento.

No caso de Pedrinho, que não tem se posicionado publicamente nos últimos meses, há dúvidas sobre sua condição jurídica para o pleito. Figuras de proa do União em SFI garantem, contudo, que não há plano B: o pré-candidato é ele e pronto. Mas não há vice definido ainda, mas há nomes como o do atual vice-prefeito, Raliston Souza (PSD), o vereador Cocóia, e até a aposta em uma possível composição com Aroldo. No fundo, no cenário de incertezas, há quem aposte até em candidatura única da oposição, com todos contra o nome com apoio do governo — que, agora, volta a ser dúvida também.

About The Author

2 Comments

Comments are closed.