Com CPI anunciada, secretário diz que governo está transformando a Educação de Campos

Com CPI anunciada, secretário diz que governo está transformando a Educação de Campos
  • Publishedoutubro 10, 2023

Após a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ser anunciada (aqui) pela Câmara nesta terça-feira (10), Marcelo Feres afirmou que o atual governo está transformando a Educação de Campos. O titular da pasta de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct) também comentou sobre a fiscalização feita (aqui) pelos vereadores em uma unidade da rede.

— Fiquei sabendo que houve uma confusão, em relação ao imóvel da Escola Municipalizada Dr. Alcindor Moraes Bessa, que é de propriedade do Estado, situado na Rua Dr. Manuel Landin, e que está cedida ao município, e a Escola Dr. Alcindor Moraes Bessa, que possui alunos e professores e funciona em imóvel alugado pela Prefeitura, situada na Rua Riachuelo. Acredito que a confusão foi causada pelo desconhecimento da nossa ampla e complexa rede municipal — pontuou.

100

Para Feres, neste caso, o município cumpre seu papel duplamente. “Por um lado, atendendo aos alunos e, por outro, realizar uma nova construção no imóvel de propriedade do Estado, que só é possível mediante autorização expressa do governo do Estado, o que ocorreu apenas no dia de hoje”, disse.

Durante a sessão na qual foi anunciada a abertura da CPI, o prefeito Wladimir Garotinho (sem partido) usou as redes sociais para contar que havia recebido autorização do Estado para a obra. E agradeceu à secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, e também à subsecretária Joilza Rangel, que é campista. Marquinho Bacellar (SD) provocou na Câmara, dizendo que não tinha o problema o prefeito não o agradecer, já que, segundo o presidente da Câmara, ele mesmo falou com a secretária estadual de Educação sobre o caso.

Sem citar diretamente a abertura da CPI, Feres informou que a preocupação agora é com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). E reforçou o compromisso do governo com uma educação de qualidade. “No momento, toda a Secretaria, inclusive este secretário, está dedicada a promover ações e orientações às escolas voltadas ao exame do Saeb, que ocorrerá nas próximas semanas, para os nossos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental. Essa é a nossa prioridade, pois reflete o compromisso do governo municipal com a qualidade da Educação”.

Feres ainda falou sobre transparência quanto a eventuais questionamentos políticos sobre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. “É dever de ofício do poder público agir com transparência e prestar esclarecimentos, bem como evidências formais, aos órgãos de Controle, aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e à sociedade, quanto ao trabalho que está sendo realizado neste Governo e que está transformando a educação municipal de Campos”.

About The Author