Com apoio dos Dauaire, PL lança 14 candidatos a vereador em SJB
A penúltima convenção partidária em São João da Barra foi a do PL, realizada no dia 27 de julho. O resultado dela, contudo, só foi confirmado ao blog pelo presidente do diretório municipal, o vereador Analiel Vianna, nesta semana. Questão estratégica, disse ele. O encontro, que contou com a participação do ex-prefeito Betinho Dauaire e do deputado estadual licenciado Bruno Dauaire (União), atual secretário estadual de Habitação, não fugiu muito do esperado: 14 candidatos a vereador e neutralidade na disputa majoritária.
Na semana da convenção, o blog mostrou (aqui) que o PL já estava com 13 dos 14 nomes praticamente certos. Além do vereador Analiel, foram confirmados os nomes de Alex Firme, André Fontoura, Cely Ávila, Daniel Terra, Daniel Toledo, Fábio Ribeiro, Laiza Monteiro, Luciana Lira, Paulinho de Caetá, Professora Kissila Thyssiana, Professor Enildo e Ruana Peixoto. A novidade na lista foi Andrea Souza.
Com a relação final, a nominata ficou com 64% de candidatos homens, além de 36% mulheres.
Projeções nos bastidores
A expectativa do PL, segundo entrevista recente do presidente Analiel Vianna, é de brigar por três das 13 cadeiras na Câmara de SJB.
Planos para 2026 e 2028
Durante um tempo, o vereador Elísio Rodrigues (hoje candidato à reeleição pelo Solidariedade) figurou como possível candidato do PL à Prefeitura sanjoanense. De acordo com Analiel, após a saída de Elísio, houve pouco tempo para estruturar o partido na majoritária.
No entanto, a grande novidade, talvez, seja o planejamento já para 2026 e 2028. Analiel e o ex-vereador André Fontoura já deixaram claro a posição de apoio a Bruno para 2026. Enquanto Analiel já sinaliza a pretensão de voos mais altos em 2028 — a conferir.
SJB com 83 candidatos a vereador
Para a disputa para 13 cadeiras na Câmara de São João da Barra, serão seis frentes na disputa — com exceção do Novo, com 13, as demais terão 14 candidatos.
PSD e SD (aqui) foram os primeiros a que divulgaram os nomes escolhidos em convenção. Depois, foi a vez do União Brasil (aqui), seguido pelo partido Novo (aqui) — os dois partidos que encabeçam as chapas majoritárias na disputa sanjoanense.
O PL fez a convenção, mas só divulgou a relação agora. Por fim, a federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) lançou seus candidatos (aqui), fechando o período de convenções no município.