Carla Machado declara apoio à Delegada Madeleine em Campos
Ex-prefeita de São João da Barra, a deputada estadual Carla Machado (PT) firmou posição nesta sexta-feira (20) no tabuleiro da política de Campos. O apoio está declarado à Delegada Madeleine (União), candidata que também tem o aval do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Barcellar (presidente estadual do União Brasil), e do governador Cláudio Castro (PL). O anúncio foi feito em uma reunião em Mineiros, na Baixada Campista.
— Eu não sou mulher de ficar em cima do muro e nem me escondendo. Então estou aqui para dizer a vocês que Carla Machado é 44 em São João da Barra, em São Francisco e em Campos dos Goytacazes — afirmou a deputada.
Na eleição de 2022, quando conquistou o mandato de deputada estadual, Carla recebeu mais da metade dos seus 34.658 votos em Campos. Foi a quarta mais votada no município, com 17.936 votos. Em outubro do ano passado (aqui), ela transferiu o título para a principal cidade da região e afirmou que participaria ativamente do processo eleitoral campista. Desde então, passou a figurar como pré-candidata a prefeita (aqui). No entanto (aqui), retirou o nome do tabuleiro já que estava impedida de participar da eleição, porque venceu os últimos dois pleitos municipais na cidade vizinha, ficando impedida pela Justiça Eleitoral de uma terceira disputa consecutiva.
O nome da ex-prefeita sanjoanense chegou a ser testado em uma pesquisa registrada em Campos (aqui). Na ocasião, apareceu bem, na segunda posição e com dois dígitos: marcou 18,7% na estimulada, chegando a 22,4% nos votos válidos. Desde a sua saída do tabuleiro, analistas políticos passaram a acompanhar a migração dos votos dela — que, segundo as pesquisas posteriores, não foram para o candidato do PT, Professor Jefferson.
Somente nesta sexta Carla marcou sua posição oficial, apoiando a Delegada Madeleine. Antes da declaração pública, em Mineiros, a deputada teria conversado com dirigentes estaduais do PT.
Histórico — Servidora do município de SJB, Carla chegou a ser secretária de Educação na gestão Dodozinho, depois foi eleita vereadora (1996), chegando a ocupar a presidência da Câmara (1999/2000). Foi eleita prefeita em quatro oportunidades (2004, 2008, 2016 e 2020). Em 2022, renunciou ao cargo de prefeita para disputar e ganhar uma cadeira na Alerj. Por um período, esteve à frente da Prefeitura sanjoanense enquanto Madeleine era a titular da 145ª Delegacia de Polícia, no município.
Imagem: Wnotícias/Band FM Campos/Reprodução