Câmara de SFI renova 46% das cadeiras para 2025
A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, que tem 13 cadeiras, terá uma mudança de 46% na próxima legislatura. A renovação, no entanto, parece ter sido impulsionada mais pela não candidatura à reeleição de parte dos que exercem o atual mandato – já abrindo de início cinco novas vagas – do que pela derrota daqueles que concorreram a um novo mandato.
Dos oito que tentaram voltar ao Palácio Legislativo Vereador Edenites da Silva Vianna, sete foram vitoriosos: Ralphinho do Aipim (União), Isaac Salvador (Republicanos), Eleno (SD), Alexandre Barrão (SD), Mazinho de Caboclo (SD), Milsinho (PDT) e Leandro Babão (PDT). Não foi reeleito Flor de Guaxindiba (Republicanos).
Os novos vereadores eleitos foram Bibinho (PDT), Mazinho do Lava Jato (PL), Daniel Abílio (Republicanos), Nelcimar Júnior (União), Jarédio Azevedo (DC) e Patrícia Cherene (União). Desses seis, Jarédio e Patrícia retornam ao Legislativo, pois foram eleitos em outras oportunidades.
Foram abertas (aqui) cinco vagas, inicialmente, na Câmara de São Francisco no pleito de 2024 em decorrência da não candidatura à reeleição de Yara Cinthia e Renato Roxinho (Republicanos), eleitos respectivamente prefeita e vice no dia 6; Aroldo Leandro (PL), candidato a vice na chapa encabeçada por Pedrinho Cherene (União); e Maxuel Cocoia (União) e Fauazi Cherene (Republicanos), que não concorreram a nenhum cargo eletivo nessas eleições.
Na divisão das cadeiras, Solidariedade, PDT e União Brasil conquistaram três cada um. Republicanos alcançou duas, já PL e Democracia Cristã, uma cada. Dos partidos de apoio à candidatura vitoriosa da situação foram oito vereadores eleitos e da oposição cinco. Os números confirmam as previsões feitas pelo blog (aqui e aqui).
Os vereadores da próxima legislatura
Ralphinho do Aipim – 1.947 votos
Produtor rural e representante de localidades do terceiro distrito como Alegria dos Anjos e Praça João Pessoa, exerce o primeiro mandato. Dos que tentaram a reeleição, foi o único de oposição. Retorna à Câmara a partir de 2025 como o vereador mais votado da história de São Francisco.
Isaac Salvador – 1.856 votos
Atual presidente da Câmara, exerce o primeiro mandato de vereador. Foi eleito em 2020 após uma primeira tentativa em 2016. É natural de Amontado, no segundo distrito. Exerceu o cargo de subsecretário de Assistência Social no primeiro mandato da prefeita Francimara Barbosa Lemos (SD), entre 2017 e 2020.
Eleno – 1.841 votos
Produtor rural e representante do primeiro distrito, é morador de Esquina Itaquaruçu e foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo. Iniciou a vida pública em 2004, concorrendo à Câmara Municipal, voltando a tentar em 2008 e 2012, mas conquistando o primeiro mandato em 2016.
Alexandre Barrão – 1.835 votos
Morador da sede do município, foi eleito pela quarta vez consecutiva. Será o vereador com mais mandatos na legislatura 2025/2028. Concorreu pela primeira vez em 2008, obtendo boa votação, mas só conseguindo a primeira vitória em 2012. Atuou na administração pública na gestão do prefeito Pedro Cherene.
Bibinho – 1.712 votos
Ex-secretário de Administração no governo da prefeita Francimara, é morador da sede do município e estreante nas urnas. Teve seu nome entre os possíveis candidatos a prefeito pelo grupo governista. Com a decisão pelo nome de Yara Cinthia, portanto, optou por tentar uma vaga na Câmara Municipal.
Mazinho do Lava Jato – 1.467 votos
Representante do segundo distrito do município, mais especificamente da localidade de Travessão de Barra, conquistou o mandato de vereador nas eleições de 2024 após uma primeira tentativa em 2020, quando obteve a primeira suplência pelo partido Republicanos.
Mazinho de Caboclo – 1.441 votos
Eleito para o segundo mandato consecutivo, é representante da localidade de Barra do Itabapoana. É filho do ex-vereador Caboclo, que cumpriu cinco mandatos na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, sendo eleito em 1996, 2004, 2008, 2012 e 2016.
Daniel Abílio – 1.383 votos
Com base eleitoral no primeiro distrito, foi o mais votado nas localidades de Floresta, Imburi de Cacimbas, Morro Alegre e o terceiro na sede do município. Se candidatou pela primeira vez nessas eleições. Na administração da prefeita Francimara, ocupou os cargos de secretário e sub de Agricultura.
Milsinho – 1.306 votos
Policial militar, é representante da região da Barra do Itabapoana, no segundo distrito de São Francisco, e se candidatou pela primeira vez à Câmara Municipal em 2020, sendo eleito pelo Solidariedade. Agora pelo PDT, tentou a reeleição em 2024, obtendo novamente sucesso.
Nelcimar Júnior – 1.217 votos
Na sua primeira experiência como candidato, conquistou uma das 13 vagas no Legislativo são-franciscano. Tem como uma das bases eleitorais Praça João Pessoa, onde é nascido, e obteve expressiva votação. Residente atualmente da sede do município.
Leandro Babão – 1.123 votos
Funcionário público municipal, é de Travessão de Barra. Ficou na primeira suplência em 2016 e 2020. Com a ida da vereadora Yara Cinthia para a Secretaria de Educação e Cultura em 2017, assumiu o mandato até abril de 2020. Em junho de 2021, assumiu o segundo mandato em definitivo com o falecimento do vereador Mazinho da Banda, vítima de Covid-19.
Jarédio Azevedo – 906 votos
Filho do vereador José Antônio Azevedo, assassinado em 1998, quando cumpria seu primeiro mandato. Da sede do município, exerceu o primeiro mandato após ser eleito em 2008. Não conseguiu a reeleição em 2012 e voltou à Câmara nas eleições de 2016. Após tentar sem sucesso a reeleição em 2020, retorna ao mandato a partir de 2025.
Patrícia Cherene – 794 votos
Tem base eleitoral na sede do município e em demais localidades do primeiro distrito. Conquistou o segundo mandato na Câmara Municipal de São Francisco nas eleições de 2024. A primeira vitória nas urnas foi em 2012, porém não conseguiu se eleger em 2016 e 2020.