Sônia Pereira tem votos suficientes, e declarados, para presidência da Câmara de SJB
A vereadora Sônia Pereira (PT) já tem, declaradamente, mais que os sete votos necessários para ser a presidente da Câmara de São João da Barra no próximo biênio. Como eleição de Mesa só se decide no dia, as articulações continuam a todo vapor e movimentam os corredores do Legislativo e os bastidores da política sanjoanense. Nesta terça-feira (26), após a sessão da Câmara, ela almoça com os aliados no Restaurante do Ricardinho, em Atafona, que não participaram de um almoço na segunda (26), em Campos (aqui). Julinho Peixoto (União), que esteve nos dois encontros, será o vice-presidente nessa composição da Mesa.
Os oito: Além do próprio voto, declaram apoio a Sônia (veja as declarações abaixo) Julinho, Caio César (PV), Léo de Lolô (SD), Rodrigo Machado (União), Eziel Pedro (SD), Elísio Motos (SD) e o único vereador da oposição, Analiel Vianna (PL).
Sônia vai para o quarto mandato consecutivo e abriu mão em outras oportunidades de ser a presidente do grupo. Em 2016, também abriu mão de ser vice da sua aliada, a hoje deputada estadual Carla Machado (PT). Em recente entrevista, ela falou sobre as vezes que abriu mão. “Agora a situação é diferente, acredito que chegou a hora”, disse.
Muita gente coloca na conta de Machado, aliás, a escolha da nova presidente. Os vereadores ouvidos pelo blog, contudo, negam essa influência. Sônia consegue reunir a seu favor nomes do PL ao PT. Já são oito votos declarados para Sônia.
Votos declarados do PT ao PL
O primeiro voto declarado é o da própria vereadora. “Sou fiel ao grupo e, desta vez, queria ter essa oportunidade”, disse Sônia Pereira.
Nessa segunda, Sônia almoçou com os vereadores novatos — Caio César (PV), Léo de Lolô (SD) e Rodrigo Machado (União) — numa clara sinalização de apoio. Julinho também participou do encontro.
— Já estávamos conversando e chegamos ao consenso para o nome de Sônia. Tinha pretensão da disputa, mas fica para outro momento — disse Julinho, que será o vice nessa composição da Mesa e pretende disputar a presidência no segundo biênio.
Caio César afirmou que tem uma boa relação com a vereadora e contou que os três “novatos” tomaram a decisão sem influência de outros políticos. “Desde o começo a nossa prioridade era o grupo. A gente trocou uma ideia com Sônia e as propostas nos agradaram. Carla Machado não direcionou nossa decisão, conversamos sim com ela, mas não houve direcionamento de nome, sim do grupo. Sônia vai para o quarto mandato, tem a experiência necessária“, afirmou.
Léo de Lolô também reforçou a união dos novatos nessa votação. “Desde o início nós falamos que tomaríamos as decisões juntos e agora chegamos a esse entendimento. Vamos votar na Sônia para presidente”, informou.
Rodrigo Machado também falou sobre a experiência da vereadora. “A gente botou na balança os quatro mandatos da Soninha. Nada melhor do que dá essa oportunidade. Ela abriu mão várias vezes, então chegou a hora dela agora”, ressaltou.
Eziel Pedro também disse que já apertou a mão da candidata a presidente. “Está tudo caminhando para isso, já confirmei com ela. Apertei a mão e garanti que vou votar nela, tivemos um diálogo muito proveitoso. Nos abraçamos e está e formalizado o meu apoio”, salientou.
Outro voto colocado na conta para Sônia é o de Elísio Motos. “Estamos conversando. Ela nos convidou para esse almoço (nesta terça) e tendência é de caminharmos juntos“, pontuou.
Único nome da oposição, Analiel Vianna também confirmou que vai votar em Sônia. “Ela é minha amiga de longa data, independentemente de lado político. Sônia sempre me ajudou no que eu precisei e vice-versa. conversamos e ela me apresentou um projeto viável, então não tenho porque não caminhar com ela para presidente”.
Cenário — Até o momento, só Julinho Peixoto retirou sua possível candidatura a presidente. Alan de Grussaí (União), Júnior Monteiro (União) e Rommenik (União) continuariam no páreo. Sônia tem os votos e contaria com o apoio de Carla Machado, mas a prefeita reeleita Carla Caputi (União) ainda não se posicionou. O grupo das Carlas fez 12 dos 13 vereadores eleitos.
2 Comments
[…] Política novembro 26, 2024 […]
[…] e lá conversamos sobre a eleição da Mesa com Soninha e o grupo de vereadores que já declarou (aqui) apoio a ela. Eu retirei minha candidatura a presidência da Câmara para o primeiro biênio e […]
Comments are closed.