SJB suspende aulas e fará treinamento para emergência nas escolas nesta quinta

SJB suspende aulas e fará treinamento para emergência nas escolas nesta quinta
  • Publishedabril 19, 2023

A Prefeitura de São João da Barra decidiu nesta quarta-feira (19) que as aulas da rede municipal de ensino serão suspensas na quinta-feira (20). Em uma reunião com diretores escolares, secretários municipais e representantes das policias Civil e Militar, no Auditório Municipal, a prefeita Carla Caputi (sem partido) abordou a questão da segurança nas escolas. E informou que será realizado um treinamento pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, junto a profissionais das escolas, com o objetivo de estabelecer protocolos em casos de emergência. Secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues informou que não haverá prejuízo do dia para o aluno, já que a aula será reposta para o cumprimento do calendário letivo.

Carla Caputi ressaltou que o enfrentamento à violência no ambiente escolar vai além da aquisição de equipamentos de segurança ou da presença de agentes da Guarda Civil Municipal e da pasta de Segurança Pública. “O trabalho pedagógico e ações integradas da Educação com as forças de segurança, além da importante participação da família neste processo é fundamental”, disse. A prefeita também descartou que a suspensão das aulas tenha relação com o pânico gerado, sobretudo com informações não confiáveis nas redes sociais, acerca de possíveis ataques pelo país na data de 20 de abril.

100

A Secretaria de Educação ressalta que não há nenhum tipo de ameaça relacionada às unidades escolares do município. E também informa que trabalha para a adoção de medidas de reforço na segurança de toda a rede municipal. “Estamos abrindo processos para aquisição de equipamentos de segurança. Só que é um processo burocrático, que leva algum tempo. E também é importante lembrar que estamos desenvolvendo projetos de incentivo à paz”, pontuou a secretária Angélica Rodrigues.

Nesta quarta, estiveram presentes na reunião que tratou das medidas de segurança nas escolas, além da prefeita e da secretária de Educação, o comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar, tenente Luciangelo Correa, o inspetor Diego Suisso, representando a 145ª Delegacia de Polícia, o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, e o comandante da Guarda Municipal, Rogério Constâncio.

Mas essa não foi a primeira reunião para tratar do assunto. Desde que o país passou a conviver com essa onda de violência, a Prefeitura de São João da Barra tem trabalhado para o seu enfrentamento. Além de projetos pedagógicos, também são discutidas as estratégias de atuação conjunta das secretarias de Educação e de Segurança Pública. Entre as medidas, o reforço do projeto Ronda Escolar, que já era desenvolvido por agentes da Guarda Civil Municipal e de policiais militares remunerados pelo município que atuam no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

About The Author