Reaproximação de Carla Machado e Neco na política de SJB?

Reaproximação de Carla Machado e Neco na política de SJB?
  • Publishedabril 26, 2023

O encontro da deputada estadual Carla Machado (PT) com o antigo aliado Anthony Garotinho (União), anos após eles se tornarem ferrenhos adversários na política regional, ganhou repercussão nas redes sociais (aqui). Porém, este não teria sido o único reencontro da ex-prefeita com antigos aliados que se transformaram em adversários. O blog recebeu informações que, no mesmo feriado da Semana Santa, Carla voltou a conversar com o ex-prefeito Neco.

Depois de dois mandatos (2005-2012) com altíssima aprovação popular à frente da Prefeitura de São João da Barra, Carla escolheu Neco como sucessor. E entrou de cabeça na eleição, garantindo a vitória do então aliado. Não demorou muito para o rompimento entre eles. Para completar, o ex-prefeito fez uma gestão mal avaliada, sobretudo no período agravado pela crise do petróleo, entre 2015 e 2016. Antes, em 2014, quando Carla tentou uma cadeira na Alerj pela primeira vez, pulverizou o apoio político dos integrantes do seu governo, na tentativa de minar a votação da ex-prefeita no município. Muitos pularam do barco do então prefeito e voltaram para o grupo da atual deputada. E a campanha de 2016 foi em tom agressivo, com trocas mútuas de críticas. Os dois se enfrentaram nas urnas, com vitória acachapante de Carla.

100

Desde então não havia nenhum sinal de reaproximação. Neco teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a decisão foi mantida pela Câmara, em 2019, quando a ampla maioria que estava no Legislativo era da base da então prefeita. Em 2020, quando Carla se reelegeu para o quarto mandato de prefeita, Neco não apareceu tanto na campanha, mas ele e os que continuavam no seu grupo caminharam com os candidatos da oposição.

Possível reaproximação e o silêncio dos dois

A possível reaproximação aconteceu na Semana Santa e sem muito alarde. O teor da conversa e se a mesma passaria por composições políticas, também ainda é um mistério. Certo é que o vereador Julinho Peixoto (PL), da base da prefeita Carla Caputi (sem partido), também se aproximou de Neco. Segundo o próprio vereador, o ex-prefeito passava por um momento de dificuldade na família, devido a questões de saúde, e ele se colocou à disposição para ajudar no que fosse necessário. “Mas não tive nenhum conversa em relação à política, minha tentativa foi só de ajudar”, frisou Julinho.

O blog fez várias tentativas de contato com o ex-prefeito, que visualizou as mensagens e chegou a retornar uma das ligações, mas logo desligou. Também enviou mensagens e tentou falar por telefone com a deputada Carla Machado, além de sua assessoria de imprensa. No entanto, não houve resposta.

No noticiário político, o silêncio sempre é uma sonora resposta. De toda forma, o espaço segue aberto para o posicionamento do ex-prefeita e da deputada.  

About The Author