Prefeitura encerra concessão do Shopping Estrada à Alse e gestão fica com a Codemca

Conforme adiantado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Thiago Virgílio, em entrevista ao Manchete Podcast (aqui) da última segunda-feira (30), o prefeito Wladimir Garotinho (PP) publicou um decreto nessa quarta-feira (2) que reintegra toda área do Shopping Estrada ao patrimônio do município. Em resumo, a partir de agora é a Codemca a responsável não só pela gestão do terminal rodoviário, mas de toda a área do Shopping Estrada, incluindo espaços explorados por permissionários, alugado para o Detran, para posto de combustível e antenas de operadora de telefonia.
Até então, a gestão era feita pela Associação de Lojistas do Shopping Estrada (Alse). A concessão de 30 anos foi firmada na gestão do ex-prefeito Sérgio Mendes. Segundo Virgílio, o município não tem interesse na renovação da concessão. Ademais, relata que muitas das queixas da população em relação ao espaço eram por questões que competiam à Alse, mas de certa forma caía na conta da Prefeitura.
Wladimir coloca a Codemca como “responsável pela gestão e exploração dos imóveis e áreas, pela realização de vistoria técnica” e por fazer valer as medidas listadas no decreto, inclusive a “adoção das medidas administrativas necessárias à sua desocupação total ou parcial, conforme o interesse público. A Alse e os atuais permissionários do Shopping Estrada deverão comparecer à sede da Codemca no prazo de 15 dias úteis, contados da publicação do decreto, em edição suplementar no dia 2 de julho, para fins de formalização da nova permissão de uso.
Impasse — Apesar de o decreto que passa a administração do Shopping Estrada ser datado de 1º de julho, há divergências sobre o prazo de concessão à Alse. Virgílio contou, na entrevista ao Manchete, que entende que o prazo terminou no dia 28 de março deste ano, 30 anos após a inauguração do terminal. No entanto, o decreto assinado por Sérgio Mendes é de 1996 e membros da associação entenderiam que o prazo só expira no próximo ano.