Pedido de duplicação da BR 356 volta à pauta da Câmara de SJB

Pedido de duplicação da BR 356 volta à pauta da Câmara de SJB
  • Publishedjunho 28, 2023

Com pauta extensa, a Câmara de São João da Barra aprovou 13 requerimentos e indicações, 19 projetos de lei e duas moções na sessão desta quarta-feira (28). O primeiro requerimento, feito pelo vereador Franquis Arêas (PSC) ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), sugere a duplicação da BR 356 entre Campos e São João da Barra. Já o vereador Júnior Monteiro (Cidadania) requereu, também ao Dnit, a instalação de semáforos na BR 356 nas localidades de Barcelos, Degredo e Cajueiro. À Secretaria Municipal de Saúde, Analiel Vianna (Cidadania) requereu a entrega dos veículos que foram adquiridos para as unidades de saúde do município. Por meio de indicação, ele propôs ao Executivo, a implantação de cursos profissionalizantes com rápida aceitação no mercado de trabalho.  

2º e 3º Distritos – O presidente da Casa, Alan de Grussaí (Cidadania), fez duas solicitações para a localidade de Grussaí: construção de calçadas padronizadas e acessíveis em torno da creche e da Escola Municipal Evanir Gaia e urbanização, saneamento básico e calçamento de todas as ruas do Bairro Lagoinha. Já a vereadora Sonia Pereira (PP) indicou serviços de limpeza e dragagem dos valões existentes na Cehab e Vila Esperança (Atafona) e a construção de uma praça com quiosques, área de lazer, playground e quadra poliesportiva em torno da Igreja São João Maria Vianney (Chapéu do Sol).

100

5º Distrito – Quatro matérias foram aprovadas para o 5º Distrito: quebra-molas com placas de sinalização e pintura das faixas horizontais nas proximidades do posto de saúde de Sabonete e da Escola Municipal Luiz Délio de Mendonça, em Cazumbá (Julinho Peixoto, PL); revisão na rede de iluminação com troca da iluminação pública de Cazumbá à Córrego Fundo (Júnior Monteiro); construção de dois quiosques na praça de Barra do Jacaré (Julinho Peixoto); calçamento, urbanização e colocação da rede de esgoto e construção de galerias para águas pluviais nas ruas de Mato Escuro que ainda não foram agraciadas com este melhoramento (Franquis Arêas) e reforma geral e ampliação do Estratégia Saúde da Família (ESF) de Campo de Areia (Chico da Quixaba, PP).  

Na Ordem do Dia, o plenário aprovou 19 projetos de lei, sendo quatro de autoria do Legislativo. São eles: 048/2023 (de Junior Monteiro), que institui o Programa de Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, a professores e funcionários das escolas de São João da Barra; 061/2023 (de Elisio Rodrigues, PL), que denomina de Jornalista João Zaccaro Noronha, a Rua Projetada Oito, em Chapéu do Sol; 062/2023 (de Julinho Peixoto), que inclui no calendário de eventos do município, o Dia de São Cristóvão, a ser realizado no dia 25 de junho e o 066/2023 (de Analiel Vianna), que denomina de José Amaro Rodrigues, a rua sem saída que se inicia na RJ 240 a lado do Caldo do Senhor Chico, com seu término no sítio do senhor Ronaldo Coelho. Os PL do Executivo tratam de autorização para abertura de crédito adicional no orçamento, sendo a maior parte, por superávit financeiro.  

A Casa também aprovou duas moções proposta pelos nove vereadores. A primeira foi para o gerente da empresa B Port, João Paulino da Nóbrega Neto, que atua no Porto do Açu há sete anos e vem contribuindo bastante para o aumento da empregabilidade do município. A outra moção foi pelo aniversário de David Barreto Gomes, funcionário da Câmara há anos.

About The Author