Guarda Municipal de SJB usará arma de choque e colete à prova de balas

Guarda Municipal de SJB usará arma de choque e colete à prova de balas
  • Publisheddezembro 6, 2023

A Prefeitura de São João da Barra investirá em equipamentos para a atuação da Guarda Civil Municipal na área de segurança pública. Na sessão da Câmara dessa terça-feira (05), três projetos voltados para a categoria foram discutidos e aprovados. Um diz respeito à criação do Boletim de Ocorrência da GCM, que passará a ter validade assim que a lei foi publicada. Os outros são sobre aquisição e utilização de armas ou equipamentos não letais — incluindo taser (arma de choque) e spray de pimenta —, além do colete à prova de balas para os agentes. Neste caso, as leis entrarão em vigor 60 dias após a publicação.

Há regras, como a capacitação dos agentes da Guarda Civil Municipal para a utilização dos artefatos e o controle dos mesmos. “Os integrantes da Guarda Municipal que portarem a pistola de condutividade elétrica deverão também estar munidos de outros instrumentos que lhes permitam fazer o uso progressivo da força, como por exemplo a tonfa ou bastão”, consta em um dos artigos da lei que fala sobre as armas.

100

De acordo com o secretário de Segurança Pública de SJB, Anderson Campinho, os novos agentes da Guarda Municipal, do último concurso, já fizeram o curso para capacitação do uso de armas não letais, logo que tomaram posse. Os agentes com mais tempo na corporação que ainda serão capacitados. Campinho também vê como avanço na área da segurança o Boletim de Ocorrência da GCM.

About The Author