Francimara lança Yara Cinthia como nome do grupo a prefeita de SFI

Francimara lança Yara Cinthia como nome do grupo a prefeita de SFI
  • Publishedfevereiro 29, 2024

A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos (SD), bateu o martelo: a vereadora Yara Cinthia (SD) terá o apoio dela e do grupo político para buscar a sucessão na Prefeitura. Se a cabeça da chapa já foi definida nesta quinta-feira (29), o nome a vice ainda está em aberto. Nos bastidores, tudo indica que o convidado tenha sido o vereador Renato Roxinho (Republicanos), mas ainda haveria espaço para composição com o atual vice-prefeito, Raliston Souza, ou algum secretário do governo.

Francimara vai se manifestar sobre a decisão, pelas redes sociais. Inicialmente, a pública era aguardada ainda na quinta, mas deve ocorrer nesta sexta (1º). Primeira mulher eleita e reeleita prefeita do município, ela escolheu a única mulher a exercer o mandato na Câmara, na atual legislatura, para tentar dar continuidade ao trabalho do grupo à frente do Executivo. Yara é do mesmo partido da prefeita.

100

A possibilidade de bater o martelo quanto à chapa governista esquentou o tabuleiro político no “antigo sertão” de São João da Barra. Uma intensa movimentação de vereadores foi vista no gabinete da prefeita nos últimos dias, inclusive com uma “romaria” registrada nesta quinta. O movimento dos vereadores, em busca da prefeita, seria para evitar uma divisão interna no grupo.

A indefinição quanto ao vice se deve ao fato de política do interior não ser feita apenas no interior. Assim como o presidente estadual do Solidariedade, deputado Áureo Ribeiro, pode ter sido ouvido pela prefeita antes da decisão para a cabeça de chapa, o convidado para vice pode querer ouvir alguma liderança partidária da capital — ou até mesmo da Baixada Fluminense. A conferir!

Yara caminhou com Francimara desde a pré-campanha de 2016

Única vereadora de oposição ao governo do ex-prefeito Pedrinho Cherene, Yara Cinthia fez parte do núcleo do grupo que cacifou a candidatura de Francimara para o primeiro mandato. “Fui a única vereadora que acompanhei, fui chamada de louca, diziam que não íamos chegar a lugar nenhum. Naquele momento a gente via que o município precisava mudar, dar dignidade às pessoas. Quando foi lançado o nome da atual prefeita, não houve vaidades. Nós queríamos, sim, fazer com que São Francisco tivesse alguém que lutasse para melhorar o município. O que aconteceu, e vem acontecendo”, disse Yara em entrevista ao Manchete Podcast (aqui), em setembro do ano passado.

Na mesma entrevista, Yara descartou uma nova disputa à Câmara, mas disse estar desprovida de vaidades. Vereadora mais votada na última eleição municipal, exercendo o terceiro mandato, ela também já esteve à ferente da Secretaria Municipal de Educação de SFI.

About The Author