Folia em SJB tem hora marcada para acabar e equipamentos de som proibidos

Folia em SJB tem hora marcada para acabar e equipamentos de som proibidos
  • Publishedfevereiro 14, 2023

Não faz muito tempo que o carnaval de São João da Barra não tinha hora para acabar, muita gente só voltava para casa pela manhã, quando o último trio passava pela Avenida do Samba (e, às vezes, ia e voltava). Mas já tem alguns anos também que isso acabou. Agora, a reunião que traçou as estratégias de segurança para a folia sanjoanense limitou um horário: 3h. E nem adianta tentar “esticar” a festa com carros ou equipamentos portáteis de som — eles também estarão proibidos. Confira os detalhes da reunião da prefeita Carla Caputi (sem partido), nesta terça-feira (14), com representantes das forças de segurança pública da região e a equipe envolvida na organização do carnaval:

SJB alinha reforço da segurança pública para o carnaval

Com a expectativa de grande público durante o carnaval, a Prefeitura de São João da Barra traçou, junto com as forças de segurança pública da região, um esquema especial de atuação durante os dias de folia. Em reunião com a prefeita Carla Caputi, ficou determinado o reforço nos efetivos da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e na equipe de segurança privada, além do limite nos horários dos eventos públicos, que terminarão até as 3h. A fiscalização também será reforçada com blitzen nos acessos ao município.

100

A Prefeitura ainda proibirá, por decreto, a utilização de equipamentos sonoros, uso de garrafas de vidro e spray de espuma nos locais de festa. Mais câmeras de segurança, incluindo drones, serão interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). As imagens também serão enviadas para um Posto de Comando que será instalado na Avenida do Samba.

— Tivemos uma programação de verão muito tranquila, contando com o empenho da nossa equipe e também com as forças de segurança da região, de forma integrada. Agora, na nossa maior festa, o carnaval, estaremos novamente com trabalho em conjunto para que o reencontro com a folia seja em clima de harmonia para os sanjoanenses e todos que prestigiam o maior carnaval do interior do Rio de Janeiro — destacou a prefeita Carla Caputi.

Reunião da prefeita Carla Caputi com representantes das forças de segurança pública e com a equipe de organização do Carnaval

Nas vias de acesso a São João da Barra, operações integradas vão envolver a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-356, e o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), nas RJs que cortam o município. Nas proximidades da área de festa, operações serão realizadas por agentes da Polícia Militar. “O 8º Batalhão de Polícia Militar estará com seu efetivo máximo atuando, além do policiamento ostensivo extraordinário. Também teremos policiais do convênio com o Proeis (Programa Estadual de Integração de Segurança) e a nossa Guarda Civil Municipal, com o efetivo total e o Protar (Programa de Turno Adicional Remunerado). Buscamos total segurança para os moradores e turistas, assim como ocorreu durante todo o nosso verão”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública do município, Anderson Campinho.

Atuação da Postura, Defesa Civil, Demutran e Saúde

A Prefeitura de São João da Barra também contará com a fiscalização do setor de Postura, durante todos os dias, assim como os agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Haverá, ainda, o trabalho contínuo da correição de animais. Veículos com som alto serão notificados e se o carro estiver com o modelo conhecido como “paredão”, poderá ser apreendido e encaminhado para a 146ª Delegacia de Polícia, conforme anteriormente já alinhado com o delegado Ruchester Marreiros.

Junto com o Corpo de Bombeiros, os guarda-vidas da Defesa Civil de São João da Barra estarão atuando na orla durante todos os dias de folia. A Prefeitura também disponibilizará ambulâncias nos locais de eventos e o serviço de emergência do município trabalhará de forma integrada com o Corpo de Bombeiros em eventuais socorros.

Participaram da reunião, junto com a prefeita e Campinho, o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Ricardo da Cruz Aguiar; o chefe da P3 (planejamento) do 8º BPM, capitão Vanderson Soares; o chefe da 8ª Delegacia da PRF, Robson Simões, e o inspetor Vargas Junior; o comandante da 5ª Companhia do BPRv, tenente Danilo Gomes; subtenente Figueiredo, do Corpo de Bombeiros. Também estiveram no encontro os secretários municipais de Turismo e Lazer, Edivaldo Machado, e de Transporte e Trânsito, Rodrigo Machado, além de representantes dos demais setores envolvidos na organização do carnaval.

About The Author

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *