Com a presença de Carla Machado, PT indica vice de Caputi no domingo em SJB

Com a presença de Carla Machado, PT indica vice de Caputi no domingo em SJB
  • Publishedjulho 31, 2024

O grupo governista abriu e também vai fechar o período de convenções em São João da Barra. Com a presença da ex-prefeita Carla Machado (PT), atual deputada estadual, a federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) vai indicar neste domingo (04), às 16h, o candidato a vice na chapa encabeçada pela prefeita Carla Caputi (União). A tendência é que o nome escolhido seja o do vereador Chico da Quixaba (PT) seja o escolhido, mas a confirmação mesmo só virá na convenção. O encontro também definirá a nominata, após reconfigurações e ajustes.

Além de Carla Machado e Carla Caputi, e representantes dos partidos da federação Brasil da esperança, estarão presentes partidários do União Brasil, PSD, Solidariedade, PDT, PRD, Mobiliza, Avante, PRTB, DC, Cidadania e PSDB. São as 14 siglas que caminham com Caputi no projeto de reeleição, lançado oficialmente em convenção na última sexta-feira (26).

A convenção da federação Brasil da Esperança estava prevista, inicialmente, para 25 de julho. No entanto, precisou ser adiada. O motivo, segundo corre já há algum tempo nos bastidores, é que as lideranças partidárias precisaram reajustar a nominata para cumprir a regra da cota de gênero. Isso porque, além dos 30% na federação como um todo, a cota de gênero também precisava ser atingida dentro de cada um dos partidos do grupo, conforme já decidido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As possibilidades na nominata

Pelas informações de bastidores, o cumprimento da cota de gênero poderia não acontecer no que estava traçado para o PV. Nesse período pré-eleitoral, o partido contava com cinco homens (71,4%) e duas mulheres (28,6%) como potenciais candidatos. E o que será feito? Vai cortar um dos homens ou incluir mais uma mulher entre as filiadas do PV para alcançar os 30% da cota de gênero? E como essa decisão impacta nas escolhas de candidatos do PT e do PCdoB? A resposta, ao que parece, só no domingo.

About The Author