Cocóia: “Fui expulso da base e sou pré-candidato a prefeito de SFI”

Cocóia: “Fui expulso da base e sou pré-candidato a prefeito de SFI”
  • Publishedjunho 27, 2023

Ex-presidente da Câmara de São Francisco de Itabapoana, Maxsuel Cocóia (PSD) não está mais na base da prefeita Francimara Barbosa Lemos (SD). Nesta terça-feira (27), ele, que é irmão de um secretário da atual gestão, confirmou as movimentações levantadas pelo blog (aqui) sobre possíveis cisões na base, tendo em vista a sucessão municipal no próximo ano. O vereador, que pleiteava o apoio da prefeita na empreitada, afirmou que se sentiu expulso da base e agora articula por conta própria a sua pré-candidatura.

— Eu estava na base, hoje não faço mais parte, mas também não fui eu que deixei. Eu fui expulso da base. A prefeita mandou embora indicações que eu fiz, da minha militância, e eu me senti fora. Estou nas articulações e sou pré-candidato a prefeito — afirmou Cocóia.

O ex-presidente da Câmara de SFI contou que queria ser o candidato da base. No entanto, na visão do vereador, Francimara estaria impulsionando outros nomes do grupo e estaria mudando a forma de lidar com ele. “Na opinião popular, apesar de estar muito cedo, vejo que estou me sobressaindo entre os demais pré-candidatos. E eu achei que a base queria me apagar. Francimara começou a mudar o jeito de me tratar. Isso foi me chateando”, relatou.

Cocóia ainda falou que vem construindo uma base para sua pré-candidatura. Vem conversando com pretensos candidatos a vereador, com empresários e deputados da região. A gota d’água na relação com a prefeita, avalia ele, foi essa movimentação. “Ela ficou achando que eu não estava esperando, que estava tocando sem ela. A prefeita ficou insatisfeita com uma foto que eu tirei com um candidato a vereador que foi oposição a ela, que bateu na trave em 2020, e disse que ia mandar minhas pessoas embora”, contou.

O ex-presidente da Câmara e agora pré-candidato a prefeito de forma isolada, ainda não tem um partido definido. Mas relatou estar conversando com políticos da região e presidentes de diretórios estaduais. Segue no PSD, partido que disse ter escolhido após conversar com o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (hoje, sem partido, mas a caminho do PP). Cocóia disse que pretende voltar a falar com Wladimir sobre a sua posição na política de SFI.

Irmão de Cocóia continua secretário

A grande dúvida na política de São Francisco de Itabapoana era se com a cisão na base, Florentino Cerqueira, o Tininho, que é irmão de Cocóia, continuaria à frente da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Francimara.

Até o momento da publicação, Tininho era secretário. Cocóia chegou a contar que houve ameaça de exoneração, assim como outros nomes ligados a ele foram demitidos de funções ligadas à Prefeitura. No entanto, salientou que o irmão e a prefeita tinham conversado pessoalmente nessa segunda-feira (26) e que, pelo que ele sabia, continuava como secretário.

O blog, mais uma vez, deixa o espaço aberto para a versão da prefeita Francimara.

About The Author

5 Comments

Comments are closed.