CCJ emite parecer para soltar Bacellar; plenário vota às 15h

CCJ emite parecer para soltar Bacellar; plenário vota às 15h
  • Publisheddezembro 8, 2025

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (8), para analisar o caso da prisão preventiva do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União). A decisão precisa ser analisada pelo plenário — a sessão está marcada para as 15h.

Durante a reunião da CCJ, a discussão girou sobre o efeito da decisão do plenário sobre a soltura e se, consequentemente, Bacellar continuaria na presidência da Alerj. Presidente da CCJ, Rodrigo Amorim (União) ressaltou que a votação no colegiado era exclusivamente sobre a forma e rito, não no mérito. No entanto, discussões acaloradas e de posicionamento política ocorreram.

Bacellar foi preso preventivamente no dia 3 de dezembro dentro da Superintendência da Polícia Federal do Rio, no âmbito da operação Unha e Carne.

A PF afirmou que a “atuação de agentes públicos envolvidos no vazamento de informações sigilosas culminou com a obstrução da investigação realizada no âmbito da operação Zargun”.

A Zargun, deflagrada dia 3 de setembro, prendeu o então deputado Thiego Raimundo dos Santos Silva (MDB-RJ), conhecido como TH Joias e apontado como braço político do CV (Comando Vermelho).

Bacellar nega ter cometido qualquer irregularidade.

About The Author