Carla Caputi lidera corrida eleitoral em SJB com ampla vantagem

Carla Caputi lidera corrida eleitoral em SJB com ampla vantagem
  • Publishednovembro 6, 2023

A prefeita Carla Caputi (sem partido) tem amplo favoritismo para conquistar a reeleição em São João da Barra, segundo pesquisa do instituto Iguape, realizada no último mês. Ela lidera com muito folga nos três cenários testados na sondagem e também na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta as possíveis opções na disputa. Além disso, é a que registra o menor percentual na avaliação negativa da rejeição. Nos votos válidos — quando excluídos brancos, nulos e os que não sabem ou não quiseram responder — Caputi tem 86,2% da intenções de votos, número que bate com a aprovação do seu governo, revelada pelo blog (aqui) nesse domingo (06).

No primeiro cenário, ainda considerando os votos válidos, Carla abre 78,1% de vantagem para o segundo colocado, o vereador Elísio Rodrigues (PL). Nos recortes da pesquisa, é possível notar que a prefeita tem ampla vantagem até mesmo no 6º distrito do município, reduto eleitoral do vereador.

100

O ex-presidente da Câmara vem tentando construir uma candidatura de oposição, mas o movimento parecia ter perdido força após a aproximação do seu aliado Rodrigo Bacellar (PL), presidente da Alerj, com a atual deputada estadual Carla Machado (PT), ex-prefeita de SJB e aliada de Caputi. Recentemente, Elísio se reuniu com o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), para tratar do cenário regional.

Outro nome testado nas urnas, sempre cotado, mas que nunca disputou a Prefeitura que já administrada pelo seu pai e pelo seu avô, Bruno Dauaire (União) registrou 5,7% dos votos válidos. a vantagem para Caputi sobre o atual secretário estadual de Habitação é de 80,5%.

Somadas as intenções de votos do vereador e do deputado estadual, a vantagem de Carla Caputi é de 72,4%.

Ao analisar os números, é possível afirmar que a oposição tem pouco tempo para viabilizar uma candidatura capaz de tirar a tranquilidade da prefeita no caminho à reeleição.

O levantamento ouviu 630 eleitores sanjoanenses, entre os dias 21 e 23 de outubro. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro máxima de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Como ainda não é ano eleitoral, as pesquisas de opinião não precisam de registro junto à Justiça Eleitoral.

Espontânea

A pesquisa espontânea confirma a vantagem de Caputi e também mostra que o eleitorado considera os nomes da prefeita, Elísio e Bruno como possíveis candidatos. Além dos três, só foram citados, uma vez cada, a ex-prefeita Carla Machado (PT) e o comerciante Alan da Traíra (0,2%, para ambos), que não teria pretensão de concorrer à Prefeitura.

Carla Caputi teve 44,6%, ficando atrás apenas dos que não sabem/não souberam responder, que são 47,6%. Elíso teve 3%, mesmo percentual que indicou votar branco ou nulo. Bruno Dauaire, 1,4%.

Rejeição

À frente da gestão municipal há um ano e sete meses, Carla Caputi tem baixa rejeição do eleitorado. Ela registrou apenas 6,5% do índice negativo. Vereador no terceiro mandato, Elísio chegou a 30,8%, enquanto Bruno lidera o ranking negativo, 34,4%.

Cenários testados, com votos totais

O primeiro cenário testado foi com três candidatos a prefeito. Carla Caputi tem mais de 65% de vantagem para Elísio, que o segundo. Confira os números:

Essa sondagem foi utilizada pelo blog para o cálculo dos votos válidos.

CENÁRIO 2

Se o embate ficar somente entre a prefeita e o ex-presidente da Câmara, Caputi mantém a vantagem na casa dos 65%. Veja:

CENÁRIO 3

Contra o representante do clã Dauaire, a vantagem da prefeita oscila para casa dos 66%, segundo o Iguape:

About The Author

4 Comments

Comments are closed.