Câmara de SJB segue parecer do TCE e aprova contas de Carla Caputi de 2023

Câmara de SJB segue parecer do TCE e aprova contas de Carla Caputi de 2023
  • Publishedagosto 19, 2025

Responsável pelo julgamento final da prestação de contas do governo municipal, a Câmara de São João da Barra aprovou, nesta terça-feira (19), o relatório da prefeita Carla Caputi (União), referente ao exercício financeiro de 2023. Por unanimidade, os vereadores seguiram o parecer emitido (aqui), em maio, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Logo no início da sessão desta terça, na Câmara de SJB, a presidente da Casa, Sônia Pereira (PT), solicitou ao primeiro secretário, Analiel Vianna (PL), a leitura do parecer prévio do TCE. O processo foi relatado pelo desembargador José Maurício de Lima Nolasco. As contas da gestão sanjoanense também foram aprovadas pela Corte por unanimidade. “O referido parecer prévio, no caso das prestações de contas de governos municipais, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara”, ressaltou o documento enviado pelo TCE à Câmara.

Líder do governo, Júnior Monteiro (União) solicitou a suspensão da reunião para que as comissões avaliassem o parecer e logo fosse votado. “Todos os vereadores já receberam por e-mail a prestação de contas”, ressaltou. No intervalo, as comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento emitiram parecer pela aprovação das contas, o que foi seguido por unanimidade pelo plenário.

— Quero parabenizar a nossa prefeita Carla Caputi, pelo parecer prévio do Tribunal de Contas favorável às contas do poder Executivo de 2023. Agradecer a nossa secretária de Controle, Marcela Carvalhaes, pelo seu trabalho e ao secretário de Fazenda, Aristeu Netto. E agradecer, também, aos senhores vereadores, que estão aprovando as contas de 2023 da prefeita — disse a presidente da Câmara, Sônia Pereira.

Com a aprovação das contas de 2023, não há mais “na fila” da Câmara nenhuma prestação pendente. No ano passado, a Casa aprovou os relatórios de 2020, 2021 e 2022 — as duas primeiras, sob responsabilidade de Machado. O TCE ainda não analisou a prestação de contas de SJB, sob responsabilidade da prefeita Carla Caputi, referente ao ano de 2024.

Primeiro relatório somente de Caputi

A prestação de contas de 2023 foi a primeira sob responsabilidade total de Carla Caputi, reeleita prefeita em 2024. Vice no ano de 2020 na chapa encabeçada por Carla Machado (PT), Caputi assumiu a Prefeitura em abril de 2022, após a renúncia da atual deputada estadual.

Em janeiro do ano passado (aqui), o TCE também aprovou as contas de 2022, sob responsabilidade de Caputi. No entanto, naquele ano, o relatório também tinha como responsável a ex-prefeita Carla Machado. O parecer do TCE foi seguido pela Câmara, em maio de 2024 (aqui).

About The Author