Câmara de SJB aprova contas de Carla Machado e de Carla Caputi

Câmara de SJB aprova contas de Carla Machado e de Carla Caputi
  • Publishedmaio 15, 2024

A Câmara de São João da Barra aprovou, nesta quarta-feira (15), a prestação de contas dos anos de 2020, 2021 e 2022 do Executivo. Os dois primeiros anos foram de responsabilidade de Carla Machado (PT), ex-prefeita e atual deputada estadual. Já no exercício financeiro de 2022, uma parte foi de responsabilidade da deputada e a restante da atual prefeita, Carla Caputi (União).

Como nos três casos os pareceres do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foram pela aprovação, eram necessários apenas quatro votos para validar a aprovação da prestação de contas. No entanto, a decisão dos vereadores foi unânime — o único parlamentar ausente foi Julinho Peixoto (União), por questões de saúde.

Carla Manchado foi prefeita de SJB de 2005 a 2012 e, depois, de 2017 a abril de 2022. Ela destaca que em todas as prestações de contas sempre recebeu parecer favorável do TCE e, também, teve as contas aprovadas pela Câmara. “Nunca precisei de dois terços dos votos da Câmara para modificar parecer do Tribunal de Contas”, ressalta a deputada.

Vale lembrar que a decisão final sobre contas do Executivo é da Câmara, mas o parecer do TCE tem um peso importante no julgamento. São necessários os votos de dois terços dos vereadores para reverter que for recomendado pelos conselheiros.

Já a prefeita Carla Caputi passou pelo crivo do TCE e da Câmara pela primeira vez, em relação aos meses de abril a dezembro de 2022. Neste ano, a Corte de Contas vai analisar o primeiro relatório integralmente sob responsabilidade da atual prefeita, referente ao exercício financeiro de 2023.

— Acompanhamos o parecer favorável do TCE das contas dos exercícios de 2020, 2021 e 2022 e quero aqui parabenizar a antiga gestora e agora deputada Carla Machado pela sua gestão e também a atual prefeita Carla Caputi. E parabenizo também toda a equipe administrativa da Prefeitura, pelo compromisso e responsabilidade com os recursos públicos — destacou o presidente da Câmara, Alan de Grussaí (União). 

About The Author