Câmara de SJB cobra do Porto solução sobre erosão na praia do Açu
A Câmara de São João da Barra aprovou, nesta quarta-feira (04), um pedido de informação, assinado por todos os vereadores, direcionado às empresas Porto do Açu Operações e Prumo Logística. o objetivo é saber se as empresas estão acompanhando a questão da erosão no litoral do seu entorno. O pedido, composto também com fotos, cita os impactos já previstos nos estudos técnicos preliminares. Segundo os vereadores, à época das audiências públicas, havia uma promessa de um projeto de engorda na área afetada.
— Na época, o Porto se comprometeu com a população de que eles estariam fazendo a engorda de toda a orla. No Eia/Rima, diz que eles têm que monitorar um raio de 7,5 quilômetros, tanto no sentido Grussaí/Atafona, quanto Açu/Farol. (…) Depois disso, vamos convocá-los para melhores explicações — salientou o vereador Franquis Areas (PSC).
A sequência também foi de críticas ao relacionamento do Legislativo sanjoanense com representantes do Porto. Os vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Alan de Grussaí (Cidadania), e o líder do governo, Chico da Quixaba (PP), apontaram a necessidade de judicializar o caso, caso não tenha uma resposta do Porto. Segundo eles, essa já seria uma prática recorrente das empresas responsáveis pelo complexo portuário.
O vereador Elísio Rodrigues (PL) lembrou que fenômenos de avanço do mar acontecem em outros trechos litorâneos do mundo inteiro, mas ressalta que as obras têm interferência. “Já está provado que as instalações do Porto do Açu têm tudo a ver com o avanço do mar na localidade. A gente convocando eles na Câmara, podemos também questionar como ficou o Entreposto Pesqueiro de Atafona. (…) Precisamos saber de quem é a responsabilidade”.
Júnior Monteiro (Cidadania) celebrou a união de todos os vereadores em relação à pauta. “Vamos para cima do Porto. Não tem como ficar da forma que está. Eles divulgaram que isso (erosão) poderia acontecer. E eles falaram que iriam recompensar com a engorda da orla. Isso não está acontecendo e a praia está ficando cada vez mais desvalorizada”, Junior
O vereador Analiel Vianna (Cidadania) “É claro que o mar já havia avançado no Açu anos antes do Porto. Mas a gente percebe como acelerou o avanço do mar nos últimos anos. O Porto sempre estabelece compromissos com o nosso município e depois se esquiva”, Analiel.
Sônia Pereira (PP) e Julinho Peixoto (PL) reforçaram a necessidade de que representantes da empresa possam responder os questionamentos da população e dos vereadores em relação a medidas de compensação.
Atualização na quinta-feira (05), às 15h — Em nota, o Porto do Açu informa que “aguarda receber o Pedido de Informação da Câmara de Vereadores de São João da Barra para prestar os esclarecimentos pertinentes à Praia do Açu e se coloca sempre à disposição do Legislativo para quaisquer assuntos relacionados ao empreendimento portuário”.
1 Comment
[…] Região outubro 4, 2023 […]
Comments are closed.