Busto em homenagem a Dodozinho será inaugurado em SJB
A Prefeitura de São João da Barra prepara mais uma homenagem paro o ex-prefeito Genecy Mendonça, o Dodozinho, que morreu no dia 29 de junho de 2014, aos 96 anos. Um busto será inaugurado em frente ao prédio da Prefeitura, na sede do município. A base para a escultura está quase pronta, mas ainda não há informações sobre a data de inauguração.
Esta é a segunda homenagem do município para Dodozinho após a sua morte. Em julho deste ano, foi inaugurada a Avenida Genecy Mendonça, que liga a SB 02 até a BR 356, desviando o fluxo de veículos do Bairro de Fátima. A escolha do nome para a nova via sanjoanense foi uma homenagem ao político conhecido como “o homem que rasgou as estradas do 5º distrito”. Para de questões ligadas ao governo, no ano passado a escritora sanjoanense Tânia Aquino lançou a biografia autorizada do político, “Genecy Mendonça, Dodozinho, Sua longa estrada”.
Em vida, ele também recebeu homenagens. Cinco dias antes de sua morte, Dodozinho Mendonça recebeu o título de Barão de Barcelos, a maior honraria concedida pelo Legislativo de SJB. Em 2006, foi condecorado com a Medalha Barão de São João da Barra, honraria do Executivo. Em 2008, a Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, do Açu, fundou a Banda Marcial Genecy Mendonça.
Histórico na política
Dodozinho foi prefeito do município por dois mandatos, de 77 a 82 e de 89 a 92. Ocupou ainda o cargo de vice-prefeito por quatro vezes: a primeira em 1971 e 72, no mandato do ex-prefeito Donato Barros de Menezes; de 1997 a 2000, na primeira gestão do ex-prefeito Betinho Dauaire, e de 2005 a 2012, nos dois primeiros mandatos da ex-prefeita Carla Machado (atual deputada estadual pelo PT).
Morreu peemedebista convicto, nunca trocou de sigla partidária. Hoje, o seu partido, que voltou a adotar a nomenclatura de MDB, não tem sequer diretório constituído em SJB — mas continua sendo o partido mais vitorioso na disputa pela Prefeitura sanjoanense.
Em tempo — O de Dodozinho será o segundo busto inaugurado pela administração municipal em SJB. O primeiro, em julho, foi o de Narciza Amália, poeta sanjoanense considerada por uma grande corrente de historiadores a primeira mulher jornalista do Brasil.