Antônio Filho lança livro sobre os 25 anos do Teatro Municipal Trianon

Antônio Filho lança livro sobre os 25 anos do Teatro Municipal Trianon
  • Publishedjunho 30, 2023

Belo cartão postal de Campos dos Goytacazes, o Teatro Municipal Trianon – um dos maiores e mais modernos teatros públicos do país – celebrará, no dia 31 de julho, seu aniversário de 25 anos. Visando eternizar fatos do Jubileu de Prata do equipamento cultural que coloca o município na rota dos grandes espetáculos, o jornalista Antônio Filho, 37 anos, lançará, no próximo dia 4, o livro “Teatro Municipal Trianon – 25 anos de cortinas abertas (1998-2023)”, com noite de autógrafos às 19h, no foyer. O evento tem o apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

— A ideia do livro era sonho antigo. Como assessor de comunicação do Trianon, editei três revistas, projetei exposições para celebrar aniversários do teatro e, desde agosto de 2022, decidi escrever o livro. Custeada com recursos próprios, minha obra conta, em 122 páginas, o desafio para tornar realidade o sonho da construção do Trianon. O leitor acompanhará, por intermédio de dados e 73 fotos coloridas, detalhes dos sete anos da obra que resultou no surgimento de um dos mais belos cartões postais de nossa Campos, bem como espetáculos marcantes ali apresentados. A primeira grande reforma, realizada em 2011, também está documentada — conta Antônio Filho.

100

Entre 2009 e 2023, Antônio teve duas passagens pelo Trianon e, em todo esse tempo, nunca deixou de desenvolver trabalhos no referido complexo. O jornalista é recordista na divulgação de notícias do Trianon, com mais de 6 mil publicações, no Portal da Prefeitura de Campos. Além de escrever sobre espetáculos e outras atividades realizadas no teatro, Antônio também fotografou boa parte de todos esses acontecimentos, nos últimos 14 anos. Na condição de mestre de cerimônias, foi quem mais vezes subiu ao palco da casa de espetáculos, em seus primeiros 25 anos de cortinas abertas.

— O Trianon sempre me trouxe encanto. Lembro-me da infância, quando passava de carro pela Rua Marechal Floriano, sempre admirando a grandiosa construção. Em 1998, quando o grande templo da cultura campista foi inaugurado, eu tinha apenas 12 anos de idade e, até hoje, guardo recordações do primeiro dia em que pisei naquele lugar mágico. Em 2009, quando o jornalista e teatrólogo, Orávio de Campos Soares, assumiu a presidência da extinta Fundação Teatro Municipal Trianon, recebi seu convite para ocupar a função de assessor de comunicação do órgão, iniciando uma bonita história, naquela casa — ressalta.

Com prefácio de Anthony Garotinho, epílogo de Orávio de Campos Soares e textos de João Vicente Alvarenga, Auxiliadora Freitas e Fernanda Campos, a obra de Antônio Filho registra momentos importantes dos primeiros 25 anos do Trianon. O arquiteto campista José Luís Puglia, responsável pelo projeto do teatro, também é um dos personagens do livro, publicado pela editora Autografia.

Sobre o autor — Antônio Filho, jornalista formado pelo Curso de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia de Campos, em 2007, iniciou, em 2015, sua carreira de escritor, publicando o primeiro livro da série “Telejornalismo Campista”, reeditado em 2021. Apresentador de TV e pesquisador de mídia televisiva, Antônio é, também, difusor da cultura local, por meio da imprensa do município, desde 2004, quando começou sua carreira, no primeiro ano de faculdade.

Foto: César Ferreira

About The Author