Volta às aulas da rede municipal de SJB será nesta segunda

Volta às aulas da rede municipal de SJB será nesta segunda
  • Publishedjulho 28, 2023

Na próxima segunda-feira (31), os 8.704 alunos matriculados nas 38 unidades da rede municipal de ensino de São João da Barra retornam do recesso do meio do ano para o início do segundo semestre do ano letivo. Os projetos já desenvolvidos serão retomados e ampliados, com destaque para o Método das Boquinhas, técnica trabalhada na alfabetização que estimula a consciência fonoarticulatória, o reforço também na alfabetização e no ensino fundamental e a educação socioemocional, que conta com uma disciplina específica do Projeto de Vida.

O ano letivo, que vai até 22 de dezembro, tem como tema este ano “Escola integrada, uma nova forma de aprender: cidadania em ação”. A proposta é promover uma educação pública inclusiva e que garanta a todos o acesso à aprendizagem. “Nosso trabalho tem sido desenvolvido de forma a assegurar a todos o direito a uma educação de qualidade de forma ampla, que envolve a aprendizagem e a formação de cidadãos críticos, conscientes e participativos”, destaca a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.

100

Para garantir o acesso dos alunos às unidades, o município conta com 19 ônibus escolares, que transportam diariamente 1.145 alunos nos seis distritos. No início deste ano a frota foi renovada com a aquisição, pelo governo Carla Caputi, de nove veículos zero quilômetro, que contam com acessibilidade e conforto para os estudantes.

Segundo a coordenadora geral de Educação, Janaína Monteiro, no segundo semestre será ampliado o programa de reforço, que inclui três vertentes, com focos na alfabetização, na compensação da defasagem resultante da pandemia e na preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com a realização de simulados. “Além das ações de reforço, há também o resgate das habilidades, com destaque para a Matemática e a Língua Portuguesa”.

São João da Barra tem 2.305 alunos matriculados na educação infantil, 3,174 no ensino fundamental I, 2.388 no ensino fundamental II, 111 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) I e 328 na EJA II, além de 204 no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) e 194 no Centro Municipal de Estudos de Jovens e Adultos (CMEJA).

About The Author