Vereadores eleitos em SJB: Júnior Monteiro bate recorde; veja votação dos 13 distrito a distrito
Os eleitores de São João da Barra escolheram nesse domingo (06) os 13 vereadores que vão atuar na próxima legislatura (que passou a contar com mais quatro cadeiras). Da atual, oito concorreram à reeleição: sete vão continuar na Casa e saíram do pleito como os sete mais votados no município. Júnior Monteiro (União) foi quem recebeu mais votos neste ano e estabeleceu recorde no município. Confira abaixo a votação dos 13, distrito a distrito, e algumas curiosidades de cada um deles nas urnas.
Júnior Monteiro recebe votos nas 131 seções
O vereador reeleito Júnior Monteiro foi o mais votado em 2024, estabelecendo recorde de votos no pleito municipal, com 2.772. Sozinho, ele fez os votos suficientes para se eleger pelo quociente partidário (2.594) e ainda “sobraram” 178 votos. Recebeu ao menos um voto em todas as 131 seções do município. Foi o mais votado com boa margem de folga na sua região, o 5º distrito, e também no 4º distrito (Cajueiro/Degredo). Além disso, esteve entre os cinco mais votados em Atafona (2º distrito) e Grussaí (3º distrito). Veja a votação:
Alan de Grussaí entre os cinco mais votados em cinco distritos
O segundo mais votado no pleito deste ano foi o atual presidente da Câmara, Alan de Grussaí (União), que também vai para o seu segundo mandato. Ele recebeu 2.340 votos, sendo o único, além de Júnior, a passar da casa dos 2 mil votos no pleito deste ano. No ranking do top 5 divulgado pelo blog (aqui), Alan foi o que apareceu mais vezes: esteve entre os cinco mais votados na Sede, em Atafona, Grussaí, Cajueiro/Degredo e no 5º distrito. Confira os votos:
Kaká chega ao 4º mandato entre os três mais votados
O vereador Kaká também foi reeleito neste ano, com 1.843 votos. Ele vai para o seu quarto mandato, tendo vencido os pleitos de 2008, 2012, 2020 e 2024 (disputou em 2016, mas não conquistou a cadeira na oportunidade). Neste pleito, foi o mais votado na sede e esteve no top 5 dos 2º, 3º e 4º distritos. Veja a votação:
Julinho Peixoto chega a 100 votos em uma seção
O vereador Julinho Peixoto (União) foi reeleito com 1.678 votos. Mais de 1.000 votos vieram do seu reduto, o 5º distrito, o que já era esperado. Chamou a atenção, porém, o fato de ele ter recebido 100 votos apenas na seção 160, em Campo de Areia. Julinho também figurou entre os cinco mais votados no 6º distrito. Confira a votação:
Soninha vai para o 4º mandato consecutivo
Soninha Pereira (PT) amplia sua marca histórica como mulher com mais mandatos na Câmara de SJB. Única representante de mandato do sexo feminino nas últimas três legislaturas, ela conquistou mais uma vez a cadeira, com 1.669 votos, garantindo a quarta vitória consecutiva. Foi a mais votada em Atafona e a segunda mais votada na sede, grandes colégios eleitorais do município. Veja a votação:
Elísio também vai para o 4º mandato
Mais votado nos dois últimos pleitos, tendo sido o primeiro a romper a barreira dos 2 mil votos para vereador no município, Elísio Motos (SD) foi o 6º mais votado neste ano, com 1.624 votos. No seu reduto, Barcelos, 6º distrito, mais uma vez foi o mais votado. Assim como o Soninha, conquista a quarta vitória consecutiva para a Câmara de SJB. Confira a votação:
Analiel também consolida vitória no 5º distrito
Analiel Vianna (PL) fecha a lista dos sete vereadores reeleitos. Outro candidato com reduto no 5º distrito, saiu de lá com a vitória encaminhada. Único nome de mandato na oposição, ele recebeu mais de 1.000 dos 1.600 votos neste pleito na sua região. Veja a votação:
Léo de Lolô encaminha vitória em Grussaí
Estreante nas urnas, Léo de Lolô (SD) saiu do seu reduto com a vitória encaminhada. O filho do ex-vereador Lolô foi o mais votado em Grussaí, onde recebeu 1.204 dos 1.582 votos obtidos no pleito. Ele abre a lista dos que renovam a Casa na próxima legislatura. Confira a votação:
Na segunda tentativa, Rommenik chega à Câmara
Servidor público municipal, Rommenik (União) é mais um quadro novo para a composição da Câmara de SJB. Venceu com 1.132 votos, tendo ficado entre os cinco mais votados no seu reduto, a sede do município. Veja a votação:
Joice Pedra conquista cadeira na Câmara
Suplente na atual Legislatura, e que chegou a exercer o mandato, Joice Pedra (PV) agora tem uma cadeira para chamar de sua pelo menos pelos próximos quatro anos. Ela amplia a ainda baixíssima representatividade feminina na Casa. Conquistou a vitória com 1.034 votos, tendo ficado entre as cinco mais votadas no seu reduto, Atafona. Confira a votação:
Na terceira tentativa, Rodrigo Machado conquista vaga
Ex-secretário de Transportes do município, Rodrigo Machado completa a lista dos cinco eleitos pelo partido da prefeita Carla Caputi, o União Brasil. Na terceira tentativa, ele conquistou uma vaga na Câmara com 855 votos. Figurou entre os cinco mais votados no seu reduto, Barcelos. Veja a votação:
Eziel Pedro de volta à Câmara de SJB
Na lista dos nomes novos da próxima Legislatura, tem um que não é tão novo assim. Eziel Pedro (SD) conquistou o seu terceiro mandato e volta para a Casa. Eleito em 2012 e reeleito em 2016, ele disputou a Prefeitura em 2020, quando foi o terceiro colocado com 2.747 votos. Neste ano, recebeu 834 votos, tendo ficado no “top 5” de Grussaí e Cajueiro. Confira a votação:
Caio Cesar conquista vaga na segunda tentativa
Mais novo entre os vereadores, Caio Cesar (PV) conquistou a cadeira na sua segunda vez como candidato. A terceira vaga da federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) era uma das maiores incógnitas do pleito: se o grupo alcançaria e com quem ficaria. Caio recebeu 729 votos, tendo figurado no top 5 da sede do município. Veja a votação:
Leia mais sobre números do pleito em SJB: