Uma Casa de Leis e muitos eventos em São João da Barra

Uma Casa de Leis e muitos eventos em São João da Barra
  • Publishedagosto 30, 2025

O mês de agosto foi intenso na Câmara de São João da Barra, com a discussão de pelo menos 82 matérias, em levantamento feito pelo blog de acordo com os releases enviados à imprensa. Após o recesso parlamentar, no meio do ano, a primeira sessão já mostrou como seria o ritmo da Casa: apenas na sessão do dia 5 de agosto (aqui) começaram a tramitar 28 projetos, sendo 24 aprovados no mesmo dia, fora as moções. A Casa ainda aprovou neste mês (aqui) a prestação de contas de 2023 da prefeita Carla Caputi (União). E também foi um período marcado por homenagens e solenidades — o que anda movimentando discussões nas redes sociais e grupos de WhatsApp daqueles que gostam de acompanhar a política sanjoanense.

Além dos 24 projetos do Executivo, entre eles o que regulamenta um programa de estágio municipal e o que autoriza o município a receber patrocínios na realização de eventos, foram aprovados pelo menos nove projetos de lei de autoria dos vereadores. As iniciativas dos vereadores visam garantia e extensão de direitos a pessoas com deficiência, nomes de ruas, entre outros temas. Uma sessão do mês teve como finalidade, somente, a aprovação do decreto legislativo que aprovou as contas de Caputi.

O plenário ainda aprovou ao menos cinco projetos de resolução. Foram dois reconhecimentos de utilidade pública, a criação do cargo de coordenadora-geral e a escolha do nome da sala da Procuradoria da Mulher, além de criar mais uma homenagem na Câmara, com o Diploma e Medalha César Martins de Oliveira, que agraciará esportistas de destaque no município. A Casa ainda aprovou pelo menos 16 moções, 14 requerimentos e 13 indicações no período.

Número de eventos no mês chama a atenção

O mês de agosto também foi cheio de eventos na Câmara de São João da Barra, despertando muitos comentários na cidade. A Casa realizou a Semana do Estudante e da Juventude, do dia 11 ao dia 15. Também no dia 15, aconteceu a entrega Diploma Destaque Pescador Willian da Silva Pereira. Cada vereador escolheu um pescador para receber a honraria e, de maneira especial, a Casa homenageou o pescador João Batista Soares, conhecido como Badger, da praia de Atafona.

Na semana seguinte, a presidente da Câmara, Sônia Pereira (PT), comandou a cerimônia de inauguração da Sala da Procuradoria da Mulher Ivonete Pinheiro de Almeida. O evento contou com a participação da deputada estadual Carla Machado (PT), a delegada Madeleine Dykeman, atuante na Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e a promotora titular da 3ª Promotoria de Tutela Coletiva Núcleo Campos dos Goytacazes, Maristela Naurath, entre outras autoridades.

Na última semana do mês, mais homenagens na Câmara. Foram duas cerimônias no dia 27 de agosto. Na primeira, os vereadores homenagearam 13 pais sanjoanenses que receberam o Prêmio Pai Talento. No mesmo dia, foi realizada a entrega da Medalha João Oscar do Amaral Pinto, destinada a nomes com forte atuação na cultura do município. O homenageado deste ano foi Fernando Antônio Lobato Borges, professor e historiador sanjoanense.

About The Author