SJB celebra 173 anos de elevação à categoria de cidade

SJB celebra 173 anos de elevação à categoria de cidade
  • Publishedjunho 17, 2023

São João da Barra celebra neste sábado, 17 de junho, 173 anos de elevação à categoria de cidade. A festa começou cedo, com hasteamento das bandeiras na praça, e seguirá até a noite, com show de Só Pra Contrariar. Após a missa solene, a população se reuniu na praça para cantar os parabéns e houve a distribuição de bolos. À mesa, autoridades políticas de diferentes correntes partidárias, como a prefeita Carla Caputi (sem partido), o presidente da Câmara, Alan de Grussaí (Cidadania), e os demais vereadores do município, além dos deputados estaduais Bruno Dauaire (União) e Carla Machado (PT). Possibilidades para a eleição municipal de 2024 já circulavam nas rodas de conversa sobre política neste 17 de junho.

Entre os sinais para o pleito do próximo ano, a prefeita deu o primeiro pedaço do bolo à aliada Carla Machado, de quem era vice. Caputi assumiu o governo quando a atual deputada renunciou para disputar a cadeira na Alerj no ano passado. O pedaço, na verdade, foi até dividido, de maneira simbólica, com uma aluna da rede municipal e com o padre sanjoanense Michael Cunha, atual responsável pela paróquia da cidade.

100

No governo, já está claro que a atual prefeita vai disputar a reeleição — basta saber o(a) vice da chapa. Na oposição, os diálogos circulam em nomes como o do vereador Elísio Rodrigues (PL), que já lançou sua pré-candidatura, e do secretário Estadual de Habitação, Bruno Dauaire. Elísio, em recente entrevista ao Manchete Podcast, confirmou o diálogo com os Dauaire para 2024. Os dois e o vereador Franquis Areas (PSC) devem se reunir nos próximos dias para tratar estratégias e possíveis composições.

Programação

Por volta das 11h30, a Marinha do Brasil, representada pela Agência da Capitania dos Portos do município, abriu o desfile em comemoração aos 173 anos de São João da Barra.

Às 13h, a prefeita Carla Caputi inaugura as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Félix de Sá e da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Sede, ambas totalmente remodeladas e equipadas, no mesmo prédio em frente à Santa Casa de Misericórdia – a UBS na Rua João Francisco de Almeida e a ESF na Rua Coronel Teixeira.

O aniversário de São João da Barra também será comemorado com atrações musicais na Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, integrando a programação do Circuito Junino. Na tenda 1 tem Free Samba a partir das 13h e na tenda 2 o grupo Pura Simpatia a partir das 16h. À noite duas bandas se apresentam no palco oficial: às 19h tem show com Os Mulekes e às 22h o grupo Só pra Contrariar.

About The Author