SFI: mesmo número de candidatos a prefeito de 2020, mas redução de 38% à Câmara
São Francisco de Itabapoana terá nas eleições de 2024 um total de 40.690 eleitores. O aumento, em termos percentuais, é de 2,9% em relação às eleições municipais de 2020, quando 39.547 pessoas estavam aptas a comparecer às urnas para escolher prefeito e vereador. Na ocasião, em meio à pandemia, a abstenção foi de 21,8%; em números reais, o equivalente a 8.289 não votantes.
Se para a escolha do prefeito ou prefeita o eleitor são-franciscano terá novamente três opções, Pedrinho Cherene (União Brasil), Professora Yara Cinthia (Solidariedade) e Rodolfo Elias (Novo) — em 2020 eram Francimara Barbosa Lemos (SD), Pedrinho e Papinha –, o quantitativo de opções para a Câmara Municipal está reduzido de 185 para 117 (36,8% a menos) em relação a 2020. Diminui também o número de partidos que abrigam esses candidatos, de 10 em 2020 para nove atualmente.
Além de possíveis arranjos locais, a redução tem também a ver com a mudança nas regras das eleições. No último pleito, cada partido montava sua nominata com 150% do número de cadeiras em disputa — no caso de São Francisco, até 20 candidatos para as 13 vagas. Neste ano, o limite é de 100% mais um, deixando cada nominata com no máximo 14 candidatos.
De acordo com analistas que acompanham a política local, outra questão deve ser diferente nesse comparativo numérico entre os dois pleitos eleitorais no município: o quantitativo de partidos a assegurar as 13 vagas disponíveis. Se em 2020 foram cinco, com o Solidariedade ficando com quatro cadeiras, PSC e PSD com três cada um, PP com duas e Republicanos com uma, esse ano a expectativa é que pelo menos seis partidos elejam vereadores.
No contexto eleitoral em São Francisco, cinco dos nove partidos com nominata formada estão na base de apoio ao candidato Pedrinho Cherene, três no apoio à candidata Professora Yara Cinthia e um junto a Rodolfo Elias. Possibilidade de número de cadeiras a ser conquistada por cada um desses partidos, assim como nomes dos concorrentes em cada um deles, portanto, ficarão para futuras publicações aqui no blog.