Quissamã tem cenário indefinido com empate técnico em duas pesquisas

Quissamã tem cenário indefinido com empate técnico em duas pesquisas
  • Publishedsetembro 24, 2024

A acirrada política de Quissamã continua com o cenário indefinido, a menos de duas semanas para as urnas. Este seria o possível resumo do tabuleiro, após a divulgação das primeiras pesquisas registradas no município. Na segunda-feira (23), o instituto Ágora (aqui) revelou que o candidato governista, Marcelo Batista (PP), estaria à frente da corrida, mas em empate técnico quando considerado os extremos da margem de erro. No levantamento do instituto Prefab (aqui), divulgado nesta terça-feira (24), quem aparece à frente é o candidato de oposição Armando Carneiro (PL), com uma vantagem de décimos sobre Marcelo. Também candidata de oposição, Simone Flores (Republicanos) aparece distante da polarização.

Números nas sondagens induzidas

Na pesquisa Ágora, Marcelo Batista aparece com 48% das intenções de votos. Armando Carneiro tem 40%. Como a margem de erro é de 4,85 pontos percentuais para mais ou para menos, fica configurado um empate técnico, ainda que nos extremos. A sondagem traz Simone Flores (Republicanos) com 2%. Brancos e nulos somas 6%. Os números foram divulgados pelo jornal O Dia (aqui), sem deixar claro se os 4% que faltam são de indecisos ou de eleitores que dizem que não sabem ou preferiram não opinar. A sondagem foi realizada nos dias 21 e 22 de setembro, ouvindo 400 eleitores de Quissamã, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a inscrição RJ – 02100/2024.

Já na pesquisa Prefab, Armando Carneiro está à frente com 45,7%. Logo na sequência, Marcelo Batista tem 45%. Eles estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 4,0 pontos para mais ou para menos. Simone Flores aparece com 1,1%. Brancos e nulos somam 2,7% enquanto 5,5% dos entrevistados estão indecisos ou não sabem em quem votar. A pesquisa foi realizada no dia 20 de setembro, com 600 eleitores do município, e está registrada no TSE com o protocolo RJ – 06364/2004.

Rejeição

Nas duas pesquisas, a candidata Simone Flores registra o maior índice negativo. Ela tem 39% de rejeição segundo os dados da Ágora, enquanto bate 41,2% na Prefab. Marcelo Batista teve 15% na primeira e 19,8% na outra. Já Armando Carneiro, registrou a menor rejeição nas duas pesquisas 12% (Ágora) e 17,7% (Prefab).

Entrevistas ao Manchete Podcast

Antes da divulgação das pesquisas, o Manchete Podcast convidou os três candidatos a prefeito de Quissamã. Apenas Marcelo Batista não participou. As entrevistas com Armando Carneiro e Simone Flores serão disponibilizadas no canal do YouTube do Manchete Podcast (aqui) nesta quarta-feira (25). Às 12h, o episódio gravado com Armando; às 19h, com Simone.

About The Author

1 Comment

Comments are closed.