Carla Caputi entrega reforma do Posto de Urgência do Açu

Carla Caputi entrega reforma do Posto de Urgência do Açu
  • Publishedjulho 29, 2023

A prefeita Carla Caputi entregou, neste sábado (29), a reforma da unidade de saúde do Açu, que passa a se chamar Posto de Urgência Landa Mendonça. Autoridades municipais e familiares da homenageada participaram da solenidade. A estrutura tem salas de curativos, de pequenas cirurgias, de hipotermia, de repouso com cinco leitos e de mal súbito para pacientes graves que precisam ser estabilizados.

O funcionamento é 24 horas com dois médicos por plantão, além de equipe de enfermagem completa com enfermeiros e técnicos, além de motoristas e socorritas. A unidade também possui serviço de urgência para o primeiro atendimento, onde é feito o acompanhamento e tratamento do paciente. Na necessidade da realização de mais exames ou continuidade ao tratamento, o encaminhamento é feito para o atendimento especializado na Santa Casa de Misericórdia.

100

“É uma alegria essa homenagem a Landa, um exemplo de funcionária a ser seguida”, salientou a prefeita Carla Caputi, que completou dizendo que em breve a comunidade vai receber a tão sonhada praça. “Além do P.U., já entregamos a reforma do campo de futebtol e a cobertura da quadra. As obras da praça já começaram e estamos finalizando o estudo de drenagem de várias aqui no quinto distrito para dar início à licitação”, informou.

A sala para pacientes graves, segundo a secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés, se compara a uma unidade de terapia intensiva pelos equipamentos disponibilizados. “Além disso, a unidade conta com uma ambulância UTI 24 horas para atendimento de livre demanda da população, acidentes ou socorro de pacientes em casa, dentro do território do Açu”, completou.

Landa Maria Mendonça – Servidora municipal e administradora do Posto de Urgência do Açu, Landa Maria Mendonça faleceu em 1° de março de 2022. “Minha irmã dedicou a vida a esta unidade. Hoje é um dia memorável para toda a família e com certeza ela estaria muito feliz em ver o P.U. reformado. Era o sonho dela”, contou Márcia Valéria Mendonça, irmã da homenageada.

About The Author