Número de eleitores em SJB é 15% maior que o de habitantes

Número de eleitores em SJB é 15% maior que o de habitantes
  • Publishedjunho 11, 2024


São João da Barra continua a ter mais eleitores que habitantes. O último Censo do IBGE apontou que são 36.573 habitantes no município, mas o número de eleitores aptos para o pleito de outubro deste ano, segundo dados da 37ª Zona Eleitoral, é 15% superior: 42.100. Essa não é a primeira vez que o município tem mais eleitores que habitantes. Nos últimos anos, apenas no pleito de 2018, após uma revisão eleitoral, que isso não ocorreu: à época, foram 32.872 eleitores aptos. Mas já em 2020 voltou a se repetir.

Também chama a atenção a diferença na curva de crescimento de habitantes e eleitores no município. Enquanto do Censo de 2010 (32.747 pessoas) para o de 2022, em um intervalo de 12 anos, o aumento populacional foi de 12%, do pleito de 2018 (após a revisão eleitoral) para o de 2024, em apenas seis anos, o crescimento do eleitorado foi de 28%.

100

Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro destacou que o conceito de domicílio no Direito Eleitoral não coincide com o do Direito Civil, sendo o do eleitoral mais amplo. “Segundo o artigo 42 do Código Eleitoral, o domicílio eleitoral é ‘o lugar de residência ou moradia do requerente e, verificando ter o alistando mais de uma, considerar-se-á domicílio qualquer delas’. No entanto, jurisprudência do TSE (Tribunal Supere amplia o conceito, considerando domicílio eleitoral o local onde a pessoa tem vínculos, sejam eles políticos, econômicos, sociais ou familiares”, informou a nota.

O blog também contestou se o fato de ter mais eleitores do que habitantes se repete em outros municípios fluminenses. No entanto, o TRE não tem esse dado compilado. Em uma rápida comparação do Censo de 2022 com o eleitorado de maio de alguns municípios da região, fica claro que SJB não é mais a única cidade da região a vivenciar esse “fenômeno” — mas isso é papo para outro post.

About The Author