Guia do IPTU disponível para emissão em SJB

Guia do IPTU disponível para emissão em SJB
  • Publishedmaio 27, 2023

A Secretaria de Fazenda de São João da Barra concluiu a substituição do sistema informatizado de arrecadação do município nesta semana. A partir de agora, as guias de recolhimento do impostos e taxas, como o Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU), já estão disponíveis para retirada virtual (aqui) e também no setor de Tributos — Rua Barão de Barcelos, 88, Centro. Com o intuito de facilitar a organização do contribuinte, alguns prazos foram estendidos, sem a incidência de juros e multas. Caso tenha alguma dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com a Fazenda por e-mail (fazenda@sjb.rj.gov.br).

O IPTU pode ser quitado em cota única, com desconto de 20%, ou parcelado em oito vezes, de maio a dezembro. A data de vencimento da cota única é a mesma da primeira parcela, 31 de maio. No entanto, como o prazo é curto para emissão da guia e o recolhimento, o secretário de Fazenda do Município, Aristeu Neto, decidiu prorrogar o prazo para pagamento.

— A cota única ou primeira parcela pode ser quitada até 16 de junho, sem a incidência de multas e juros. Para quem optar pelo parcelamento, os vencimentos seguintes são até o último dia de cada mês, começando com a de junho, que vence no dia 30 — explicou Neto.

As datas de vencimento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) também foram alteradas. A competência de março deve ser quitada até o dia 2 de junho. O ISS de abril, deve ser recolhido até 9 de junho, enquanto a competência de maio, ficou para 16 de junho. A Fazenda orienta, ainda, que a partir das competência de junho, o vencimento volta a ser no dia 10 do mês subsequente.

Com a liberação das guias de recolhimento de taxas e impostos, a Secretaria de Fazenda de São João da Barra conclui a substituição do sistema informatizado de arrecadação do município. Ciente dos transtornos que os contribuintes poderiam enfrentar, as informações foram divulgadas com antecedência e cada novo prazo foi informado pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura. “Foi uma substituição necessária, inclusive para maior segurança nas transações. Continuamos à disposição do contribuinte, em caso de dúvidas ou eventuais falhas no novo sistema”, disse Aristeu Neto.

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