Francimara assina ordem de serviço para sede do núcleo de apoio ao paciente com câncer

Francimara assina ordem de serviço para sede do núcleo de apoio ao paciente com câncer
  • Publishedmarço 3, 2023

Responsável por atender mais três mil pessoas somente em 2022, o Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac) de São Francisco de Itabapoana ganhará uma sede própria, na qual serão investidos R$ 1.537.687,18. A ordem de serviço foi assinada na tarde dessa quinta-feira (02) pela prefeita Francimara Barbosa Lemos (SD).  O evento foi realizado no espaço que vai abrigar o prédio, um terreno nos fundos da Unidade de Saúde Francisco Ribeiro da Silva Filho. A previsão é que as obras sejam concluídas em novembro. 

Além das salas para setores administrativos, a sede contará com espaços destinados para projeto social, serviço social, oncologia, procedimento, psicologia, ultrassom, urologia, mamografia, enfermagem e ostomia. 

100

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento de SFI, Florentino Cerqueira, o projeto foi concebido com base em normas técnicas de acessibilidade e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele apresentou a planta e a perspectiva da construção. 

Durante sua fala, a prefeita lembrou que o Nuprapac surgiu no contexto da descoberta do seu câncer de mama. Desde 2017, mais de oito mil pessoas foram atendidas.  

— Aos poucos, fomos descobrindo o quanto a nossa população precisa deste tipo de atendimento, com pessoas preparadas para receber o paciente que, na maioria das vezes, está aflito e angustiado com o diagnóstico. Através de uma dor, a gente consegue amenizar e curar outras dores — afirmou. 

Francimara lembrou que, além do diagnóstico e tratamento, o órgão desenvolve ainda diversas ações de prevenção. “Uma ordem de serviço como esta é a certeza de que estamos fazendo o certo. O político é eleito para isso, para trabalhar pelas pessoas, para fazer o bem”, finalizou. 

Para o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, a obra será um marco no município e contribuirá para manter a queda na taxa de mortalidade por câncer. Segundo ele, apenas em um ano de implantação do Nuprapac o índice saiu de 14,52%, em 2017, para 9,93%, em 2018. No mesmo período, a taxa correspondente ao câncer de mama despencou de 14,29% para 3,33%, conforme evidenciam dados públicos disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus). 

— Desde o início da gestão, a prefeita Francimara almejou que o paciente são franciscano fosse atendido no próprio município. A partir dos inúmeros investimentos, a estrutura de serviço ficou pequena para a quantidade de assistências ofertadas — afirmou Sebastião. Ele citou que atualmente são disponibilizadas 16 especialidades médicas, o que corresponde a aproximadamente 3.500 consultas mensais.

A coordenadora do Nuprapac e oncologista clínica, Elizabeth Uhl, contou que inúmeros relatos dos pacientes apontam a diferença que o órgão fez na vida deles e dos familiares. 

— Sou extremamente lisonjeada por fazer parte desta iniciativa, que é pioneira. Poucos municípios tem uma equipe disciplinar de referência para o câncer como esta, que conta com oncologista clínica, enfermeira, urologista, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista — disse. 

A médica relatou que a prefeita Francimara “está conosco em todas as ações” e garante que “cada paciente seja atendido de forma digna”. “Muito obrigada em nome de cada paciente e familiar”, finalizou.

Paralelamente, o vice-prefeito Raliston Souza, declarou que o órgão é um orgulho do município. 

— Os gestores desta cidade se dedicam diariamente para fazer o melhor pela nossa cidade. Ainda temos muito a realizar — revelou. Ele lembrou que as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Manoel Carola seguem em ritmo acelerado. 

O presidente da Câmara Municipal, Isaac Salvador (PSD), também destacou a satisfação “em poder participar deste momento”. Representando os vereadores, ele pontuou que o espaço vai beneficiar ainda mais a assistência prestada, consolidando o Nuprapac como uma referência. 

About The Author

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *