Fábio Pedra assume cadeira na Câmara de SJB e cobra contenção do mar em Atafona

Fábio Pedra assume cadeira na Câmara de SJB e cobra contenção do mar em Atafona
  • Publishedoutubro 24, 2023

O vereador Fábio Pedra (PSC) assumiu nesta terça-feira (24) uma cadeira na Câmara de São João da Barra. No seu discurso de posse, reafirmou sua luta por Atafona e cobrou ações de contenção do avanço do mar. Fábio, há anos envolvidos em festas religiosas e atividades culturais na praia, já afirmou que essa será sua principal bandeira na Casa. Presente na solenidade de posse, a prefeita Carla Caputi (sem partido) ressaltou a complexidade do tema, mas afirmou que o governo vai fazer algo, citando a contratação do estudo técnico de viabilidade de intervenções.

— Quero dizer aos amigos, ao povo da minha querida e sofrida Atafona, que já falei com a prefeita: quer me fazer feliz, faça o povo da minha terra feliz. Prometo lutar todos os dias, com ou sem mandato pela minha Atafona. Prefeita, não vamos desistir de Atafona, dessa questão do avanço do mar. São mais de 50 anos de destruição. Algumas pessoas falam: “para que fazer quebra-mar, vai gastar milhões e o mar vai levar tudo?”. Eu te pergunto: Se você tem uma mãe ou um pai com uma doença grave, você vai desistir ou vender tudo para tentar salvá-los? Se nós amamos Atafona, nós temos que tentar salvar esse lugar — discursou.

100

A prefeita concordou que necessita ser feita alguma ação para contenção do avanço do mar e garantiu que já se movimenta neste sentido. “Já começamos internamente. (…) Estamos preparando a abertura da contratação dos estudos (de viabilidade técnica). Mas é bom que as pessoas saibam que não é simples”, disse Caputi. Ela lembrou que o deputado Murillo Gouvêa (União) ofereceu uma emenda para esses estudos, mas que o município vai custear para dar celeridade ao processo — e contou que vai conversar com Murillo para destinar o valor para outros setores do município.

Candidato pela primeira vez em 2020, Fábio recebeu 437 votos, ficando com a primeira suplência do PSC, que conquistou uma cadeira nesta legislatura. Com raízes em Atafona, foi o mais votado no distrito. Atualmente com 47 anos, casado e pai de dois filhos, é conhecido por sua atuação há décadas nas festas religiosas, tendo sido vice-presidente da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, além de atuar em ações sociais e com o Grupo Cultural Lourenço do Espírito Santo. Ele assumiu a cadeira no lugar de Franquis Areas, vereador de quatro mandatos que morreu na última semana, vítima de um infarto.

Todos os vereadores deram boas-vindas ao novo colega. O presidente da Casa, Alan de Grussaí (Cidadania), parabenizou Fábio, lembrando a atuação de Franquis no parlamento. “Os planos de Deus são para que cada um possa dar o melhor ao nosso povo. Quero parabenizar e dar as boas-vindas ao Fábio e desejar que Papai do Céu te dê discernimento e sabedoria para tocar este mandato”, disse Alan, lembrando que o nome de Franquis está eternizado no Legislativo.

— Este momento é muito delicado. Nenhum de nós imaginaria passar pelo que nós passamos com a perda de Franquis. Fiquei muito sensibilizada porque ele, embora nunca tenha sido da situação, sempre teve uma  retidão muito grande, lutando pelo seu povo, com uma postura muito íntegra. Bom, Deus sabe de todas as coisas e assim quis que ele estivesse lá e deixou você, Fábio, aqui conosco para dar continuidade não só ao trabalho dele, mas também ao seu trabalho — ressaltou a prefeita Carla Caputi.

About The Author