Comitiva de prefeitos do Cidennf se reúne com secretário de Cidades do RJ

Comitiva de prefeitos do Cidennf se reúne com secretário de Cidades do RJ
  • Publishedmaio 4, 2023

Prefeitas, prefeitos e representantes dos municípios integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) se reuniram, nesta quinta-feira (04), com o secretário de Estado de Infraestrutura e Cidades do Rio de Janeiro, Uruan Andrade, para discutir as demandas dos municípios das regiões. Na pauta, assuntos relacionados ao desenvolvimento regional e também demandas das cidades.

Entre os principais temas discutidos durante a reunião estiveram a fixação do teto de 17% do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações e de transporte público, que está impactando negativamente o orçamento dos municípios consorciados nos exercícios de 2022, 2023 e 2024, especialmente, para aqueles que possuem a arrecadação de ICMS como uma de suas principais fontes de receita.

100

— Tivemos uma excelente reunião com o Uruan. Sempre apresentamos as demandas dos municípios e das regiões Norte e Noroeste Fluminense para o Governo do Estado, em busca de parcerias e apoio para o desenvolvimento das ações. E, nesse contato, conseguimos avançar com os projetos. Gostaria também de agradecer ao governador Cláudio Castro, que sempre se coloca à disposição para auxiliar os municípios — disse a prefeita Fátima Pacheco (sem partido), presidente do Cidennf.

Carla Caputi, Fátima Pacheco, Uruan Cintra e Geane Vincler discutiram assuntos regionais e específicos de cada município

Além da pauta regional, os prefeitos e prefeitas apresentaram as demandas de infraestrutura dos municípios, que incluem melhorias em estradas, abastecimento de água e saneamento básico, entre outras demandas.

O secretário executivo do Cidennf, Vinicius Viana, ressaltou a importância da reunião com o secretário de Infraestrutura e Cidades do Rio de Janeiro, Uruan Andrade, que representou o governador do estado. “Ficamos satisfeitos em ver que o secretário Cintra entendeu a gravidade da situação e se mostrou compreensivo tanto com essa demanda, quanto as de infraestrutura dos municípios consorciados. Ele se comprometeu a trabalhar em conjunto conosco para minimizar os impactos negativos dessa nova realidade financeira”, destacou Vinicius.

Também participaram da reunião as prefeitas Carla Caputi (São João da Barra), Geane Vincler (Cardoso Moreira), os prefeitos Léo Pelanca (Italva), Clóvis Tostes (Miracema), Silvestre Gorini (Varre-Sai), Paulo Sergio Ciryllo (Bom Jesus do Itabapoana), Ronald Moreira (Aperibé), Gean Marcos Pereira (São José de Ubá), o vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Raliston Souza; o secretário de Governo de Conceição de Macabu, Marlon Abreu, e o secretário de Obras. Além disso, os representantes do Governo do Estado, Rodrigo Oliveira, subsecretário de Gestão e Fiscalização de obras, José Antônio Paulo Fonseca, subsecretário de Administração e Finanças, e o José Renato Souza Neves de Andrade, diretoria geral de Administração e Finanças.

About The Author