Carla Caputi vai criar Museu e Estação Cultural na antiga estação ferroviária de Atafona

Carla Caputi vai criar Museu e Estação Cultural na antiga estação ferroviária de Atafona
  • Publishedmarço 18, 2023

A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi (sem partido), declarou como de utilidade pública para fins de desapropriação toda a área da antiga estação ferroviária de Atafona. De acordo com decreto, publicado nesta semana no Diário Oficial, a desapropriação é considerada de urgência, já que o espaço servirá para a implantação da Estação Cultural de Atafona. O local, segundo a publicação em DO, contará com oficinas culturais diversas. Além disso, o espaço contará com o Museu Ferroviário e o centro de Memória de Atafona.

O prédio da estação (com grande terreno) fica ao lado do Colégio Estadual Dr. Newton Alves, na praça de Nossa Senhora da Penha. Há alguns anos, a área chegou a ser alugada para restaurante e boates na alta temporada. O último evento foi promovido pela Prefeitura, em 2018, durante a festa de Nossa Senhora da Penha, com a realização da Estação Gastronômica.

Prédio apresenta, e não é de hoje, sinais de abandono

100

A ideia de transformar a antiga estação de Atafona em um espaço cultural não é nova. No entanto, esse é o primeiro passo concreto para sua efetivação. A estação, por sinal, não é de hoje que apresenta sinais de abandono. A expectativa é que a Prefeitura, ao assumir o controle do espaço, execute um bom trabalho de restauração, preservando as características originais do prédio.    

Consolidada a desapropriação e a instalação dos equipamentos culturais, Atafona seria o primeiro distrito do município, fora a sede, a contar com esse tipo de espaço. A riqueza cultural da cidade está concentrada na sede município. São prédios bem preservados, por sinal, e que desenvolvem diversas atividades culturais. Criada pela prefeita Carla Caputi, a Secretaria de Cultura, sob o comando de Gil Miranda, tem como desafio a valorização de espaços e manifestações culturais dos distritos, além de descentralizar até esses locais as oficinas ofertadas, até agora, com maior ênfase na sede.

Antiga estação fica na Praça Nossa Senhora da Penha, em Atafona

About The Author

2 Comments

  • Sinceramente, vai gastar dinheiro com museu, pra que? A cidade de São João da Barra precisa é de um centro de hemodiálise para os saojoenenses, não de museus ou reforma de estão de trem. Precisa de infraestrutura e ruas com saneamentos. Me poupe, né! Como eu queria dois dias sentada na cadeira da prefeitura.

  • Todos iniciativas que venham contribuir para cultura serão bem vindas.
    Acho que prefeita deveriam entre tantas necessidades no municipio, pensar em criar um centro para cuidar dos animais de pequeno porte, caes e gatos, que circulam livremente pelas ruas, ponto em risco motoqueiros e os próprios animais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *