Carla Caputi abre inscrições para novas bolsas universitárias em SJB

Carla Caputi abre inscrições para novas bolsas universitárias em SJB
  • Publishednovembro 1, 2023

A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi (sem partido), anunciou nesta quarta-feira (1º), que vai abrir as inscrições para bolsas universitárias, do programa Cartão Universitário, para este segundo semestre. As inscrições vão de segunda-feira (6) até sexta-feira (10), presencialmente, das 9h às 17h no Protocolo Geral da Prefeitura. Para os que preencherem os requisitos para receber, o benefício será pago de forma retroativa.

— O incentivo à educação é prioridade no nosso governo, desde as primeiras séries, que oferecemos na rede municipal em ensino de excelência, até o acesso ao ensino superior, ajudando os sanjoanenses a se prepararem para o mercado de trabalho e a terem acesso ao conhecimento nas mais diversas áreas — declarou a prefeita.

100

A expectativa era grande em relação a datas, já que no fim de agosto a prefeita disse que as novas bolsas seriam disponibilizadas, mas na mesma época o Ministério Público divulgou que estava apurando supostas irregularidades no projeto, devido a denúncias.

Entre os critérios para ter direito ao Cartão Universitário estão não possuir renda familiar mensal suficiente para custear o curso de graduação, sem prejuízo do seu sustento e de sua família, o que deverá ser comprovado por declaração e/ou apresentação de comprovantes de rendimentos. O município poderá solicitar documentação complementar e/ou encaminhar assistente social à residência do requerente para emissão de relatório técnico-social sobre a sua condição familiar. O aluno deve também estar matriculado em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e residir no município há pelo menos três anos, o que deverá ser comprovado por meio de declaração de duas testemunhas que residam na mesma localidade.

A seleção dos beneficiários será realizada pela Comissão Municipal de Avaliação de Bolsas (Comab), designada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os valores individuais das bolsas de estudos variam de 40% a 100%.

— Temos todos os critérios estabelecidos em decreto municipal para que o programa seja destinado de fato aos sanjoanenses que querem a oportunidade de cursar o ensino superior e não possuem condições para o custeio das mensalidades. A comissão de avaliação analisa criteriosamente cada caso e os estudantes que atendam aos critérios são aprovados e inscritos neste programa que tem sido tão importante para muitos sanjoanenses — disse a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.

About The Author