Avanço do mar em Atafona chega ao Catar, com reportagem da Al Jazeera

Avanço do mar em Atafona chega ao Catar, com reportagem da Al Jazeera
  • Publishedjulho 3, 2023

O avanço do mar em Atafona voltou a ser destaque na imprensa internacional. A Al Jazeera English —  canal internacional de notícias 24 horas em inglês, de propriedade da Al Jazeera Media Network, que pertence ao governo da monarquia do Catar — exibiu neste fim de semana uma reportagem (veja ao fim do post) sobre o cenário de destruição causado pela força das ondas. E chamou a atenção para o temor que a mudança climática ajude a acabar com o que resta.

Os personagens que contam a história são os já conhecidos Sônia Ferreira e Eduardo Bulhões, moradora da praia e o geógrafo marinho, respectivamente. Além do pescador João Manuel Nunes, um dos poucos ainda a residir em uma área que a Prefeitura de São João da Barra interditou a maioria das casas.

100

A reportagem mostra que famílias que moram em uma pequena cidade do Brasil estão vendo suas casas desmoronar. E destaca que o oceano Atlântico já engolhiu partes de Atafona.

A possibilidade de contenção do avanço do mar em Atafona voltou a ser discutida recentemente. Em Brasília, o deputado federal Murillo Gouvêa (União) prometeu liberar uma emenda para que a Universidade Federal Fluminense (UFF) realize o estudo de viabilidade, que vai indicar o melhor caminho para tentar solucionar o problema. Em entrevista ao Manchete Podcast (aqui), Bulhões estimou que no melhor dos cenários levaria cerca de quatro anos para a conclusão do estudo e uma intervenção efetiva.

Veja a reportagem (em inglês) completa:

About The Author