Arthur Borges destaca que HFM ampliou atendimento sem pacientes nos corredores

Arthur Borges destaca que HFM ampliou atendimento sem pacientes nos corredores
  • Publishedjunho 29, 2023

Presidente da Fundação Municipal de Saúde e diretor do Hospital Ferreira Machado (HFM), Arthur Borges é o entrevistado desta quinta-feira (29) do Manchete Podcast. Ele destaca avanços nas unidades de urgência do município e destacou que o HFM está sem pacientes nos corredores há dois anos. Ainda assim, conta, o volume de atendimento aumentou.

— Estamos completando dois anos da ausência de pacientes nos corredores. E se a gente fizer uma avaliação, no ano anterior a esse movimento, o hospital tinha feito 55 mil atendimentos. No ano passado, a gente aumentou para 78 mil atendimentos. A gente aumentou em 30% o volume de atendimento no hospital, e mesmo assim a gente se mantém sem paciente no corredor — pontuou Arthur.

Além das obras em andamento para melhorias nos hospitais de urgência, o presidente da FMS afirmou que o Hospital São José está se tornando, de fato, o hospital da Baixada. E aposta na estruturação da Clínica do Adulto, no Sandu da Saldanha Marinho, para deixar ainda mais evidentes as ações que foram desenvolvidas no setor de emergência. De modo geral, ele acredita que os pacientes do município são mais bem atendidos do que eram no passado.  

O presidente da FMS também contou que está em andamento um projeto para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) regional, com os nove municípios do Norte Fluminense. Ele lembrou que a parte teórica foi feita em 2014, mas o projeto não avançou. Agora, todos os municípios estão alinhados para a pactuação — que seria alinhada via Cidennf (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense).

Arthur diz que sua função é técnica — e descarta qualquer chance de entrar na disputa eleitoral do próximo ano. Em relação ao prefeito Wladimir Garotinho (sem partido), observou que sempre está aberto ao diálogo e disposto a investir em equipamentos que melhorem o atendimento à população. “Fico muito feliz com ele, como com o Frederico (Paes, vice-prefeito), que se reúne com a gente com grande frequência perguntando quais as ações, o planejamento estratégico que a nossa equipe tem. Tenho visto a total intenção deles para que a gente evolua”.

Confira a íntegra da entrevista:

About The Author