Adeus a Franquis Areas reúne familiares, amigos e lideranças políticas da região

Adeus a Franquis Areas reúne familiares, amigos e lideranças políticas da região
  • Publishedoutubro 18, 2023

Sob forte comoção, aplausos e homenagens, familiares, amigos, colegas de trabalho e várias autoridades despediram-se, nesta quarta-feira (18), do vereador de São João da Barra Franquis Arêas de Freitas. O parlamentar faleceu na noite de terça (17), em casa, vítima de infarto. O velório aconteceu no plenário do Legislativo, que estava lotado, e o sepultamento, no cemitério de Santo Amaro, em Campos. 

A Prefeitura de SJB decretou luto oficial de três dias. Entre as autoridades presentes na cerimônia de despedida, a prefeita Carla Caputi e os ex-prefeitos Neco e Betinho Dauaire. O deputado estadual Bruno Dauaire, atual secretário estadual de Habitação, também participou da cerimônia. Nos mais de 20 anos de atividade política, o vereador, que estava no quarto mandato, sempre foi aliado da família Dauaire. Ex-prefeita de SJB e atual deputada estadual, Carla Machado se manifestou pelas redes sociais. O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), que é amigo de Franquis, não pôde estar presente, pois está em Brasília, mas se manifestou pelas redes sociais e foi representado por sua esposa, Tassiana Oliveira.

100

Além dos seus colegas vereadores da atual Legislatura — Alan de Grussaí, Analiel Vianna, Chico da Quixaba, Elísio Rodrigues, Julinho Peixoto, Júnior Monteiro, Kaká e Sônia Pereira — estiveram presentes os ex-presidentes da Câmara, Aluizio Siqueira, Alex Firme, Gersinho Crispim; os vereadores de Campos, Fred Rangel e Juninho Virgílio; os vereadores de São Francisco de Itabapoana Alexandre Barrão e Renato Roxinho, o ex-vereador e também ex-procurador do Legislativo sanjoanense Domingos Vieira; entre outros nomes do meio político.

O presidente da Câmara, Alan de Grussaí (Cidadania), destacou que Franquis era um vereador bem atuante. “Ele fez muito pelo nosso município, um homem íntegro, pai e esposo exemplar e que, com certeza, vai deixar muita saudade”, disse. 

Sepultamento aconteceu em Santo Amaro, no fim da tarde

Amigo íntimo de Franquis há 25 anos, Betinho Dauaire conta que o vereador foi secretário de Transportes em sua gestão. “Franquis era um homem disciplinado, organizado e muito meu amigo. E sempre fiel aos seus princípios”.

Um dos momentos de oração foi conduzido pelo pastor Maxmiliano Fernandes, da Primeira Igreja Batista de SJB, que descreveu o parlamentar como um homem de caráter, que exerceu seu papel e deixou um grande legado para todos.

Nas redes sociais, políticos de diferentes correntes manifestaram pesar pela perda de Franquis. Além de todos os presentes nas cerimônias de despedida, publicaram mensagens na internet nomes como o do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar, e do ex-governador Anthony Garotinho.

Biografia

Natural do 5º Distrito de São João da Barra, Franquis tinha 47 anos e deixa esposa, Edilane Gomes, e dois filhos pequenos — Pedro, de 12 anos, e Antônia, de apenas 2 anos.

Franquis ingressou cedo na política. Aos 25 anos , foi secretário de Transporte do município — pasta que ocupou entre os anos de 2001 a 2004. Ele sempre teve a pretensão de ocupar uma cadeira no legislativo. Disputou as eleições de 2008 da qual saiu vitorioso com 941 votos, sendo o quinto mais votado em SJB. Atualmente, Franquis era o vereador com o maior número de mandatos consecutivos. Na última eleição, recebeu 1193 votos, chegando à quarta legislatura.

Com informações e fotos da Assessoria da Câmara de SJB

About The Author