Pedrinho Cherene registra candidatura a prefeito de SFI
Depois de conseguir um efeito suspensivo (aqui), que restabelece sua elegibilidade, o ex-prefeito Pedrinho Cherene (União), de São Francisco de Itabapoana, já registrou sua candidatura para a disputa deste ano, nesta quarta-feira (07). Seu vice, também já registrado, é o vereador Aroldo Leandro (PL). Uma composição entre os até então prefeitáveis do União e do PL era conversa recorrente na política do antigo sertão. No entanto, o segredo foi mantido até a convenção partidária do último sábado (03), quando Pedrinho foi confirmado candidato e anunciou Aroldo como vice.
Caberá ao juízo da 130ª Zona Eleitoral julgar a validade do registro. Um dia antes das convenções partidárias, Cherene conseguiu na 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro uma decisão que, na prática, suspende a inelegibilidade a qual foi condenado, ao ter as contas de 2016 reprovadas pela Câmara. Juristas ouvidos pelo blog acreditam que, com a liminar, ele deve conseguir a aprovação do registro em primeira instância. No entanto, existe a expectativa de novo julgamento do caso antes do pleito.
Pedrinho Cherene quer disputar a Prefeitura de SFI pela terceira vez. Na primeira, em 2012, saiu vencedor, batendo o então prefeito Frederico Barbosa Lemos (hoje, SD). Em 2016, a candidata foi a esposa de Frederico, Francimara Barbosa Lemos, que bateu o então prefeito Pedrinho Cherene, com uma vantagem de 113 votos. Já no pleito de 2020, Francimara se reelegeu, novamente na polarização com Pedrinho, ampliando a vantagem para 690 votos.
No pleito deste ano, Pedrinho não enfrentará um representante direto dos Barbosa Lemos — rivalidade histórica na política local (confira aqui) desde 1996, na primeira eleição após a emancipação de São João da Barra. O nome apoiado pelo governo é Yara Cinthia (SD), vereadora e ex-secretária de Educação do município.