Castro: mesmo com pouco recurso, Governo mantém investimentos no interior
O governador Cláudio Castro (PL), em recente agenda na região, destacou o quanto ele acredita no potencial do Norte e Noroeste Fluminense, ao observar que mesmo com o déficit orçamentário e o regime de recuperação fiscal, o Governo do Estado mantém investimentos para os municípios do interior. Questionado sobre a situação da RJ 244, que ligará o Porto do Açu até a BR 101, ele afirmou que todas as rodovias estaduais para fazer a região economicamente viável estão na programação.
— Óbvio que não podemos esquecer que a gente tem o Estado que vive em regime de recuperação fiscal. A gente fala em todos esses investimentos e esquece que o déficit para este ano foi de mais de R$ 8 bilhões. É a grande prova que o Governo (do Estado) está direcionando o pouco que tem para cá. Eu acho que quando você tem um déficit tão grande e faz um investimento tão grande, mostra o respeito, o carinho e o quanto a gente acredita na região — afirmou Castro no início do mês, após a inauguração da Avenida Genecy Mendonça, em São João da Barra.
Para o governador, que na agenda passou por Campos, Cardoso Moreira, Italva, Macaé, Miracema e Quissamã, para inaugurar obras e anunciar investimentos, é importante o interior ser contemplado. “A gente sabe que durante muitos anos a Região Metropolitana viu quase todos os investimentos irem para lá. Hoje conseguimos fazer um governo muito descentralizado, levando investimentos para o interior, para o estado todo, mostrando que o cidadão do interior é tão importante quanto o cidadão da capital ou da Região Metropolitana”.
Ponte da Integração — No dia seguinte à entrega da Avenida Genecy Mendonça, Castro visitou as obras da Ponte da Integração, também em SJB. A promessa para a região, contando desde a pedra fundamental da Ponte João Batista Figueiredo (que ficou nos pilares), já dura mais de quatro décadas. E novos prazos foram estabelecidos. Ainda este ano, com prazo para outubro, a previsão é que a ponte, em si, esteja pronta. Já em janeiro de 2025, serão entregues as alças de acesso pelo lado de Campos e São Francisco de Itabapoana.
Segundo o governador, a partir daí será possível utilizar a ponte, no caso de veículos pequenos, utilizando as estradas vicinais já existentes. Para 2026, a promessa é de que as RJs 196 e 194, que ligarão a ponte a São Francisco e Campos, estejam totalmente recapeadas, suportando o tráfego de veículos peados, um dos principais objetivos da construção.