PL de SJB busca apoio do Novo, mas não quer apoiar Danilo Barreto
No jogo político de São João da Barra, é a oposição tentando esvaziar outra frente da oposição. Nos últimos dias para filiação partidária, já que a janela fecha neste sábado (06), as articulações estão a todo vapor. O Novo, que tem Danilo Barreto como pré-candidato a prefeito, diz já ter nominata pronta para a disputa a vereador, com nomes até sobrando. No entanto, há uma reclamação sobre uma possível investida do PL, que é presidido pelo vereador Analiel Vianna, para puxar nomes que vão caminhar com Danilo para encher as fileiras da sua nominata. E contaria com o apoio de Bruno Dauaire (União) na investida.
Aliás, Danilo e Analiel chegaram a conversar nessa quarta-feira (03). O vereador queria levar alguns nomes já fechados na nominata do Novo para encher a legenda do PL. E o Novo estaria em posição confortável, até na expectativa de mais três nomes para reforçar o time nesta quinta-feira (04) para brigar por duas a três das 13 cadeiras da nova composição do legislativo sanjoanense.
A conversa foi proposta para acontecer na casa do pré-candidato a vereador pelo PL André Fontoura, em Grussaí, mas ocorreu no Hotel Cassino, em Atafona, Danilo falou que a possibilidade de liberar alguns nomes estaria condicionada ao apoio integral do partido presidido por Analiel ao seu projeto de candidatura majoritária.
Não prosperou o acordo. O PL caminha para lançar uma nominata independente, sem apoio integral a nenhum dos dois prováveis candidatos a prefeito de SJB — Carla Caputi (União) e Danilo. Mas também andou conversando com o grupo de Carla. Aliás, André Fontoura até já se posicionou que, embora agentes da sigla mantenham contato com Bruno Dauaire, ele apoia a atual prefeita. E outros possíveis candidatos a vereador estariam na mesma situação. Existia até a possibilidade de o PL engrossar o arco de aliança da prefeita. Contudo, o prazo para essa resposta foi quarta e, até o momento, não houve acordo.
Todos os movimentos fazem parte do jogo político, sobretudo nesta reta final de fechamento da janela. O que causa estranheza para alguns, porém, é a interferência de Bruno Dauaire no processo. Nome sempre cotado como possível candidato a prefeito do municiípio, que já foi governado pelo avô (Alberto Dauaire) e pelo pai (Betinho Dauaire), ele descartou cedo uma possível pré-candidatura (aqui). Disse que continuaria no governo Cláudio Castro (PL), como secretário estadual de Habitação e que sua posição seria a de apoiar alguém em SJB. Até o momento, só existem duas pré-candidaturas colocadas no município. E, além da aproximação com o vereador Analiel (que buscará a reeleição), não há definição sobre apoio a prefeitável no município. “Pensei que minha principal adversária no município seria Carla, mas é a oposição atacando a oposição”, resumiu Danilo.