Bruno Dauaire volta à secretaria estadual de Habitação
O deputado estadual Bruno Dauaire (União) está de volta ao primeiro escalão do governador Cláudio Castro (PL), nesta sexta-feira (10). A nomeação já era esperada. Dauaire ficou esta semana na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), onde defendeu seu projeto de lei que determina a criação de um espaço nos presídios destinado à Ordem do Advogados do Brasil (OAB), para que o advogado possa se reunir com o cliente que cumpre a detenção. A proposta foi aprovada na Alerj em primeira discussão nessa quarta-feira (08).
A entrada de Bruno no primeiro escalão da gestão Castro foi antecipada pelo Blog do Arnaldo Neto, ainda hospedado no portal Folha 1 (aqui). Ele é o responsável pela política de construção dos conjuntos habitacionais, as conhecidas casas populares, no estado do Rio de Janeiro. A sua pasta inclui a Companhia Estadual de Habitação (Cehab).
Aliado do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (sem partido), Bruno foi o candidato a deputado estadual mais votado no município. Ele cumpre o seu terceiro mandato consecutivo.
Na primeira gestão Castro, Bruno chegou a ser secretário de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos, entre dezembro de 2020 e junho de 2021.
Força da região — Além de Bruno, que tem domicílio eleitoral em São João da Barra, também é secretário de Castro o macaense Chico Machado (SD), que ficou com a poderosa secretaria de Governo. Antes, a Segov era comandada por Rodrigo Bacellar (PL), hoje presidente da Alerj.
Jair Bittencourt (PL) também já integrou o primeiro escalão de Castro, mas não voltou à secretaria de Agricultura, após integrar um movimento de racha na PL, chegando a lançar seu nome como candidato a presidente da Alerj — só retirou a chapa minutos antes da eleição.
Ainda na Alerj, a região tem mais dois representantes, os deputados Carla Machado (PT) e Thiago Rangel (Podemos).