Yara Cinthia é a nova prefeita de São Francisco de Itabapoana
Vereadora e ex-secretária de Educação de São Francisco de Itabapoana, Professora Yara Cinthia (SD) venceu o pleito deste domingo (06). Com 100% das urnas apuradas, a chapa governista, que tem o vereador Renato Roxinho (Republicanos) como vice, alcançou 49,64% dos votos válidos, contra 44,35% de Pedrinho Cherene (União) e 6,01% de Rodolfo Elias (Novo). Na estreia da disputa pela Prefeitura, ela bateu o ex-prefeito Pedrinho Cherene (União), que registra a terceira derrota consecutiva na disputa municipal, e o também estreante Rodolfo Elias (Novo).
Yara e a prefeita Francimara Barbosa Lemos (SD) são aliadas de primeira hora. Participaram juntas do processo do grupo político iniciado em 2015, que resultou na escolha da atual prefeita como candidata de oposição em 2016. À época, o grupo bateu o então prefeito Pedrinho Cherene por uma diferença de 13 votos. Neste pleito, Francimara entrou de cabeça na campanha para fazer a sucessora — segunda mulher à frente da Prefeitura do jovem município, emancipado em 1995.
São Francisco de Itabapoana está entre as cidades com período eleitoral (e pré-eleitoral) mais movimentados da região. No grupo governista, vários nomes se lançaram como pré-candidatos. Desde o ano passado, Francimara falou sobre o processo de escolha, que seria finalizado ainda em 2023, mas acabou ficando para fevereiro de 2024. A definição da chapa com Yara e Roxinho causou algumas cisões, inclusive com o vice e apontado como favorito, Raliston Souza (PSD). Assim como outros aliados da prefeita, ele partiu para o grupo de Cherene.
Dias antes das convenções partidárias, começou a circular a informação que a chapa governista poderia mudar, o que foi confirmado ao blog pela própria prefeita e líder do grupo. Não demorou muito para as duas acertarem os ponteiros e a chapa ser mantida para a disputa. Já na véspera das convenções, surgiu a informação que o vereador Aroldo Leandro (PL), então pré-candidato a prefeito, iria se aliar a Yara. No entanto, na convenção de Pedrinho, a surpresa foi o anúncio de Aroldo como vice na chapa.
Depois vieram as pesquisas. Levantamentos apontaram resultados bem distintos ao longo da corrida eleitoral, colocando em xeque a credibilidade dos institutos. Algumas sondagens chegaram a ser impugnadas e tiveram que ser apagadas, mas o resultado que vale mesmo é o deste domingo, nas urnas.
No período eleitoral, Yara participou da rodada de entrevistas no Manchete Podcast (aqui). Falou sobre projetos, como ampliação de creches e reabertura da maternidade, melhorias na mobilidade urbana, entre outros. Rechaçou que seria, como dizia a oposição, um “fantoche” de Francimara. E sentenciou, no dia 23 de setembro, 13 dias antes das urnas: “Governar a partir de 1º de janeiro é com Yara Cinthia e Renato Roxinho”.