Waguinho deixa o União Brasil para ser presidente do Republicanos no RJ
O prefeito de Belford Roxo, Waguinho, não preside e nem integra mais os quadros do União Brasil. Único prefeito da Baixada Fluminense a apoiar o presidente Lula no ano passado, ele deu um passo mais “conservador” nessa segunda-feira (10), ao ingressar no Republicanos. A tendência é que o marido da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, assuma o comando da legenda, no lugar do deputado federal Luis Carlos Gomes.
No União, existe a expectativa de que o presidente da Alerj, Rodrigo Bacelar (atualmente no PL), possa assumir a presidência. Na última semana, a rádio CBN abordou o assunto (aqui).
A CNN informa (aqui) que seis deputados federais do Rio de Janeiro ingressaram com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a desfiliação do União. Além de Chiquinho Brazão, Dani Cunha, Juninho do Pneu, Marcos Soares e Ricardo Abrão (suplente), que estão desempenhando o mandato, a lista de insatisfeitos inclui a parlamentar licenciada e ministra Daniela do Waguinho.
Dos deputados federais do RJ eleitos pelo União em 2022, o único que não aparece na lista de insatisfeitos é Murillo Gouvêa. Ele é o representante do Noroeste Fluminense na Câmara dos Deputados.