Vereadores eleitos aguardam Carla Caputi para definir presidência da Câmara de SJB
A eleição da Mesa Diretora da Câmara de São João da Barra tem cinco nomes colocados no páreo (aqui e aqui). A despeito de quem tem mais chances ou não nesta lista, um ponto parece pacífico, ao menos até o momento, entre os eleitos: a definição passará por uma conversa com a prefeita Carla Caputi (União) e alguns também citam a orientação da deputada Carla Machado (PT) e do vice-prefeito eleito, Chico da Quixaba (PT). Caputi ainda não deu indícios sobre quando vai se reunir com os eleitos para bater o martelo. O seu grupo fez 12 das 13 cadeiras e vai ficar com todos os postos da Mesa.
Em entrevista recente ao Manchete Podcast (aqui), Caputi defendeu a união do grupo para uma decisão justa. A tendência é que o martelo seja batido até o mês de dezembro. Contudo, a votação válida mesmo será de 1º de janeiro. Até lá. Alianças e composições são naturais e vão acontecer. Estão com nomes colocados para a disputa o atual presidente, Alan de Grussaí (União), Julinho Peixoto (União), Júnior Monteiro (União), Rommenik (União) e Sônia Pereira (PT). Depois de ouvir os nomes que são candidatos, o blog agora traz as impressões e preferência dos demais governistas.
Eleito para o primeiro mandato de vereador, Caio César (PV) acredita que ainda é muito cedo para as discussões sobre a Mesa. Para ele, que confia que a chegada dos novos vereadores à Câmara será com empenho para construir um futuro ainda melhor para o município, o foco é fechamento de campanha e prestação de contas. “Quando chegar o momento adequado para a escolha da presidência da Câmara, estarei buscando a orientação da deputada Carla Machado e da prefeita Carla Caputi, para que possamos conduzir tudo da melhor forma possível. Sou muito grato por esse apoio e orientação, fundamentais para um início sólido nessa nova fase”, disse.
Reeleito para o quarto mandato, Elísio Motos (SD), ex-presidente da Câmara, destaca que já foi procurado por quase todos os candidatos e afirma que todas as candidaturas são válidas. “Até o dia da eleição, o grupo irá se reunir e dialogar também com a prefeita Carla Caputi. Juntos vamos definir a Mesa Diretora”, pontuou.
Eziel Pedro (SD) retorna à Câmara no próximo ano. O vereador eleito ressalta que os 13 podem pleitear a cadeira de presidente, mas diz estar ciente dos cinco que “deram a largada”. Inclusive, conversou com eles no almoço de comemoração, proporcionado pela prefeita aos eleitos na semana após o pleito. “Estou analisando com muita cautela, porque precisamos fazer uma Câmara que dê continuidade ao desenvolvimento do nosso município, junto com a nossa prefeita Carla Caputi. Fazendo uma análise de todas as entrevistas que foram dadas pelos vereadores, dá para observar que a maioria fala em ouvir o Executivo. Vejo que a prefeita Carla Caput e a deputada Carla Machado vão conversar com todos”, afirmou.
Vereadora eleita, que tem uma passagem na Casa como suplente, Joice Pedra (PV) conta que já conversou com alguns candidatos. “Prefiro analisar o perfil técnico e político de cada um, levando em consideração o posicionamento da nossa prefeita Carla Caputi e seu vice, Chico da Quixaba, líderes do nosso grupo político. Após análise, votarei no que considero a melhor opção para o sucesso de nosso governo, na gestão do poder Legislativo, na parceria com o poder Executivo e principalmente na qualidade de vida de nossa população.
O vereador reeleito Kaká (SD) tem a convicção de que a decisão será tomada em grupo, com aval de Carla Caputi, a despeito de eventuais preferências. “Acho que a prefeita vai ouvir a todos e nota que a vontade da maioria é ajudar, são todos do mesmo grupo”, pontuou o vereador que vai para o seu quaro mandato.
Eleito para o primeiro mandato, Léo de Lolô diz que no momento não está focado na eleição da Mesa. “Tirei um tempo para aproveitar com minha família. Mais adiante, vamos nos reunir com a nossa prefeita, Carla Caputi, e com a nossa deputada Carla Machado, para decidir o que será melhor para o nosso grupo”, resumiu.
Quem também acredita que não é a hora de discutir a Mesa é o vereador eleito Rodrigo Machado (União). Ele vai para o primeiro mandato e é o único do partido de Carla Caputi que não figura como possível candidato a presidente. “No momento estou dando atenção a minha família e curtindo a minha vitória, que por mim foi tão sonhada. O que for bom para o grupo da nossa prefeita, estaremos juntos para fazer o melhor”, concluiu.
Único que não foi eleito no palanque governista, o vereador reeleito Analiel Vianna (PL) não participa dessa decisão em grupo. A impressão dele sobre o tabuleiro é assunto para outro post.