Qualificação para mulheres de Campos e SJB em parceria com o Porto do Açu e B Port

Qualificação para mulheres de Campos e SJB em parceria com o Porto do Açu e B Port
  • Publishedsetembro 6, 2023

A Prefeitura de Campos firmou uma parceria com o Porto do Açu e Brasil Port (B Port), nesta quarta-feira (06), em um programa de qualificação profissional voltado a mulheres do município de Campos e também de São João da Barra. O “Programa de Qualificação de Mulheres” tem como objetivo ampliar a presença feminina nos quadros do Complexo Portuário, com a qualificação da mão de obra. O curso para preparação de assistentes de operações portuárias será dividido em teoria, prática e aproveitamento.

A primeira etapa vai ser realizada no Instituto Federal Fluminense (IFF) com aplicação teórica; a segunda visa a capacitação prática e será realizada em empresas do Porto do Açu com duração de três meses. Após o período de qualificação, a terceira e última etapa será destinada ao aproveitamento, quando um grupo de mulheres será selecionado para contratação. Para se inscrever, é preciso ter 18 anos ou mais e Ensino Médio completo. Um link será criado pelo Porto do Açu e divulgado nas mídias sociais das empresas envolvidas, da Prefeitura de Campos, além do vagas.com que será outro caminho para inscrição das interessadas.

100

Participaram do encontro desta quarta, na Prefeitura de Campos, a primeira-dama do município, Tassiana Oliveira; a subsecretária municipal de Políticas para Mulheres, Josiane Viana; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva; o assessor especial do Gabinete , Eduardo Azevedo; e a chefe de gabinete do Desenvolvimento Econômico, Fabiana Pinto. Representando o Porto do Açu estiveram presentes o gerente de relacionamento com a comunidade, Wanderson Souza; a coordenadora de relacionamento com a comunidade, Lucília Marçal; e a analista de recursos humanos, Tielly da Silva Souza.

Tassiana reforçou a importância de expandir oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho. “Essas mulheres que participarão do curso terão a oportunidade de ganhar uma qualificação que envolve um Instituto Federal e empresas de grande porte que atuam na região. Quando elas encerrarem essas etapas, terão no currículo o peso de um curso dentro do próprio Porto do Açu, o que é um diferencial”, destacou.

Subsecretária de Políticas Para Mulheres, Josiane Viana, ressaltou que “é muito importante que essas parcerias aconteçam com foco em oportunidades de qualificação e empregabilidade”. Enquanto a analista de recursos humanos do Porto, Tielly Souza, destacou a parceria do programa com a Prefeitura e com o IFF. “Queremos um programa diferenciado para as mulheres dos dois municípios de atuação e, por isso, a importância de construir grandes parcerias. Estamos dedicando bastante tempo para colocar o projeto em circulação ainda este ano, com previsão para início de outubro”, explicou.

Para a Coordenadora de Relacionamento com a Comunidade, Lucília Marçal, “o grande objetivo é encontrar essas mulheres que desejam e acreditam que podem ser grandes operadoras”, informou.

About The Author