Porto do Açu realiza inédita movimentação de sal no Tmult

Porto do Açu realiza inédita movimentação de sal no Tmult
  • Publishedmarço 3, 2023

O Porto do Açu realizou a primeira movimentação de sal pelo Terminal Multicargas (Tmult). A novidade foi anunciada pelo Diretor de Terminais e Logística, João Braz, na última quarta-feira (1º), durante a Intermodal South America 2023. A operação com o cliente Refinaria Nacional de Sal, produtora do Sal Cisne, é inédita e um marco para o Tmult, viabilizada em contrato para recebimento de duas embarcações, totalizando 70 mil toneladas de sal grosso a granel ao longo de 2023. A carga tem origem no estado do Rio Grande do Norte e segue em cabotagem para o Porto do Açu, em São João da Barra.

A Refinaria é uma empresa que há mais de 70 anos leva seus produtos às mesas brasileiras, além de comercializar também para indústria. Em sua operação, o cliente utiliza a logística de cabotagem para transportar o produto do Nordeste para a fábrica instalada na cidade de Cabo Frio, de onde abastece todo o mercado nacional e o exterior.

100

— A operação com Porto do Açu nos trouxe uma nova perspectiva e opção de abastecimento à nossa operação, nos permitindo um melhor planejamento e agilidade no abastecimento da RNS — pontua o Head de Supply Chain da Refinaria, Alexandre Macedo.

O contrato com o Açu viabilizou uma alternativa logística para as operações da empresa, garantindo maior segurança e previsibilidade no longo prazo. “A parceria com a Refinaria é estratégica para nós, pois inaugura uma nova rota para cabotagem de produtos destinados à indústria alimentícia. Essa operação só foi viabilizada por conta da expansão recente do nosso Terminal Multicargas com armazéns cobertos para cargas especiais, permitindo que ampliássemos nossa capacidade de atender as regiões Sudeste e Centro-Oeste”, explica João Braz.

Para o mercado nacional, a maior abrangência de operações no Porto do Açu é um fator preponderante ao desenvolvimento industrial, como salienta Alexandre Macedo: “Nossa estratégia é de sempre buscar evolução em nossas atividades e isto nos faz identificar, constantemente, oportunidades operacionais, disse.

Em fevereiro deste ano, o Porto do Açu avançou com a ampliação do Tmult, que vai quadruplicar a capacidade do terminal. Foi inaugurado um novo galpão e anunciado o início da operação de um terceiro ainda neste semestre, totalizando três armazéns, que aumentarão a capacidade estática de armazenamento para 110 mil toneladas e dobrarão a área alfandegada do terminal para 360 mil m², além da instalação de um novo pátio dedicado a cargas break bulk.

About The Author

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *