Porto do Açu mira cana produzida no Norte Fluminense

Porto do Açu mira cana produzida no Norte Fluminense
  • Publishedjunho 25, 2023

Um memorando de entendimento para viabilizar a produção de metanol verde a partir do biogás no Porto do Açu, em São João da Barra, já está assinado. A informação foi passada pelo CEO da Prumo, Rogério Zamparonha. Segundo a agência EPBR, o parceiro ainda não foi divulgado.

O projeto visa aproveitar o potencial para geração de biomassa a partir da cana produzida no Norte Fluminense, para produzir o biometano. O processo tem como subproduto o carbono, que pode ser combinado com o hidrogênio para a geração do metanol. O produto é considerado verde já que as emissões são absorvidas ao longo da cadeia da biomassa.

100

A Prumo tem uma série de acordos assinados para avaliar a produção de hidrogênio verde no Açu. Os compromissos foram firmados com Casa dos Ventos, Comerc Eficiência, Shell, Neoenergia e EDF Renewables.

Até o momento, mais avançado é o da Shell, que está construindo uma planta-piloto no Porto a partir dos recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

About The Author