Desfile cívico-militar fecha a Semana da Pátria em SJB exaltando diversidade e inclusão

São João da Barra deu mais um exemplo de civismo e união no domingo, quando foi celebrado o Sete de Setembro. As comemorações pelo Dia da Independência foram iniciadas com o hasteamento das bandeiras na praça principal da cidade, seguido pelo desfile cívico-militar com o tema “Diversidade e Inclusão: Saberes Conectados”, que também foi o mesmo exaltado durante toda a Semana da Pátria em outros desfiles de diferentes localidades dos distritos sanjoanenses.
Ao lado de outras autoridades e diante da população, a prefeita Carla Caputi participou do hasteamento das bandeiras e discursou sobre a importância da data exaltando também a força do povo sanjoanense. A centenária Banda União dos Operários tornou a solenidade ainda mais especial com a execução de hinos, como o da Independência do Brasil.
“O que eu desejo nesse dia Sete de Setembro é o bem para a nossa nação, para a nossa cidade e para o nosso povo. Estamos parabenizando o nosso Brasil, que mesmo com tantas intempéries, os brasileiros são motivos de orgulho para esse país, assim como os nossos sanjoanenses são motivos de orgulho para o nosso município. Viva o Brasil, viva a São João da Barra e viva a cada um de vocês”, destacou a prefeita, agradecendo a todas as secretarias envolvidas nas celebrações, em especial à de Educação, à deputada estadual Carla Machado e à Câmara Municipal pela presença dos vereadores.
Ao fim da solenidade de hasteamento das bandeiras, as autoridades e o público se concentraram na Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, onde as escolas, instituições, forças de segurança e a comunidade participaram do desfile cívico-militar. “Cada participação mostrou que tradição e diversidade caminham juntas na construção de uma cidade mais forte”, avaliou Caputi.
O desfile foi aberto pela Marinha do Brasil, acompanhada de outras forças de segurança do estado e do município. As unidades da rede municipal de Educação da sede mostraram sintonia ao tema “Diversidade e Inclusão: Saberes Conectados”, assim como os alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) de São João da Barra. Destaque também ao Centro Terapêutico Pedro Machado e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), instituições que reforçam diariamente o compromisso do município com a inclusão e a acessibilidade.
Dos pequenos aos idosos, todos marcharam ao som das tradicionais bandas sanjoanenses. Além da Banda União dos Operários deram um show as bandas Amaro de Souza Paes (Grussaí), Ubaldo Sena (Ciep 265), Cejoba (Mato Escuro), Derly Machado (Dofec), Amédio Venâncio e Luzia Henriques (Ceat), além da banda composta por assistidos da Apae, que leva o nome de Carla Machado, que ajudou a fundar a Associação em São João da Barra.
Também fizeram parte do desfile, representantes de Maçonarias, assistidos na Terceira Idade Maria Júlia Aquino e do Projeto Movimentando o Corpo e a Mente. Outro momento marcante foi a participação de evangélicos que levaram à Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho mensagens de paz e grandes bandeiras do Brasil e do município. As celebrações foram fechadas com a passagem do Jeep Clube de São João da Barra e da Associação Sanjoanense de Lançadores e Esportes Equestres.
A Semana da Pátria havia sido aberta na última terça-feira, 2, pelo quinto distrito, na localidade Cazumbá. Também tiveram desfiles cívicos em Barcelos, Cajueiro, Açu, Mato Escuro, Atafona e em Grussaí.